Um dia estava com um pacote de 10 fotos polaroid, daquelas para câmeras 600 e pensei: “tenho as fotos, tenho uma Holga, que tal enfiar uma polaroid de cada vez dentro da holga e tentar fotografar com ela?”
O que parecia uma ideia brilhante (não é, eu sei) se mostrou um tremendo desperdício de polaroids. Mas então, estamos aqui pela ciência, pela gambiarra e não aprendemos apenas com os acertos, não é mesmo?
Holga Polaroid sem um back ou holder
Já aviso que não era uma boa ideia na época, por causa do valor de cada pacote de polaroids, muito menos hoje com o câmbio estratosférico do dólar!
Mas eram tempos diferentes, pacotes com 10 fotos polaroids podiam ser comprados no shopping ou em qualquer loja de fotografia, por cerca de R$ 50,00. O estrago aqui foi de mais ou menos uns 20 reais, o que dáva quase para comprar uma caixa de cinco Kodak Promagem, ou revelar um filme de 36 poses com cópia em papel das fotos e escaneado em alta resolução e gravado em CD!
Como fazer?
O tamanho da imagem da Holga e uma polaroid são parecidos, quadrados, parece que foram feitos um para o outro! Pena que não existe um back oficial, bem feito para Holga (a Diana tem o seu para instax, mas não é a mesma coisa). Retire a máscara 6×6, pra ter o máximo de imagem (eu sempre faço isso para filmes 120 também).
Depois foi grudar o pacote de polaroids aberto na Holga e fechar bem com fita isolante dentro de uma bolsa preta para evitar a luz. Era trabalhoso pois tinha que fotografar, depois retirar o pacote da holga, colocar dentro da câmera polaroid 600 e disparar com a lente tampada, para o filme correr pelos roletes da câmera e espalhar o químico, revelando a imagem.
Resultado
Como esperado, o resultado foi desastroso: 3 fotos perdidas, com uma única imagem escura da de uma tentativa de autorretrato.
Realmente, não ficou nem aos pés do experimento de usar fotos polaroid i-zone na Lomo LC-A, que teve um resultado muito melhor, essa ainda tenho que mostrar com mais detalhes!
Leia mais:
- Holga do Bratislava é uma música que cheira naftalina. De um jeito bacana.
- “Shake it Like a Polaroid Picture”, ou porque os filmes Polaroid não precisam sacodir.
- The Polaroid Book, com imagens da Coleção de Fotografias da Polaroid
- Polaroid Duochrome 600, instantâneos amarelo e preto
- Polaroids originais de Star Wars do set dos filmes da trilogia
- Como usar o antigo Lomography Fisheye Adapter na Holga 120
- Polaroid Lab, outro “conversor” de foto digital pra filme polaroid