Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

matchbox-pinhole-81

Para fazer uma câmera pinhole não precisa mais do que um alfinete, um pedaço de lata de alumínio de refrigerante e uma caixa escura. Tem diversas maneiras de preparar Neston, ou uma chapinha de pinhole, e agora vou mostrar em um tutorial super complexo com o meu método, que não precisa lixar nada depois.

Material

  • Uma lata de refrigerante, energético ou cerveja para cortar um pedaço de alumínio
  • Alfinete de cabeça redonda
  • Mesa (superfície plana) de vidro ou granito

Processo

matchbox-pinhole-91

  1. Corte um pedaço da lata de alumínio no formato adequado ao tamanho da sua câmera (geralmente 3x3cm basta), cuidado pra cortar os cantos arredondados que ajuda a ficar mais assentado na posição.
  2. Coloque o quadrado de alumínio sobre uma mesa de vidro ou granito, aperte contra ele a ponta do alfinete com uma pequena pressão (por isso o alfinete de cabeça redonda).
  3. Gire a chapinha de alumínio usando o alfinete como eixo de rotação e a cada giro aumente um pouco mais a pressão sobre o alfinete. Basta alguns giros e o alumínio que é mais frágil que o metal do alfinete cede e deixa um buraquinho redondo e bem acabado.
  4. Não precisa lixar. Simples assim.

matchbox-pinhole-101

Eu sempre detestei o método que usava lixa pra abrir o buraco, nunca deixava o pinhole perfeitamente redondo ou ficava com as bordas irregulares. O que gosto do meu método é sua rapidez e principalmente por deixar o buraco bem redondo e definido.

Leia mais:

Artigo anteriorBaixe câmeras pinhole de papel para montar em casaPróximo artigoNo #instagram, enfim consertei o modo Bulb do obturador dessa Diana+

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 1.579 outros assinantes

O que você acha?

Nome obrigatório

Website