Por indicação do Kazi, descobri essa fabricante aposentada de pinholes. Ela projetou seus modelos e fabricou a mão por encomenda muitas câmerinhas coloridas que já queimaram muitos e muitos rolos de filme 135 por aí.
Com estilo, e cada unidade com sua carinha, suas cores, ela monta com muito capricho e com um formato de encaixe muito engenhoso: é dividida em duas partes, deslizando um retângulo para dentro do outro, impedindo a luz de entrar quando não deve. E tem rosca para tripé! Ajuda bastante na hora de fazer longas exposições.
Hoje ela esta “aposentada” mas quem sabe com esse nosso estímulo não se empolgue em voltar a bagunçar com fotografia analógica, fabricando ou até produzindo imagens em processos mais alternativos?
Sou apaixonada por fotografia, máquinas e processos, principalmente a parte mais artística e artesanal, inclusive lab, só que agora a minha prioridade é a minha família. Por enquanto coloquei os projetos e aparatos fotográficos para dormirem, mas pretendo retomá-los assim que possível. E ainda quero mesclá-los com outras artes. Continuo estudando como posso e as idéias estão aí, por hora latentes.
E aí? Veja o vídeo onde ela explica como usar suas pinholes.
Vídeo com as pinholes artesanais de Claudia Torikachvili
Links
Leia mais:
- Tinha a Holga de plástico, agora tem a de papel
- Câmeras à prova d’água ilustradas a mão
- Lente fotográfica construída com cano de PVC e lupa
- Transferir uma fotografia para madeira
- Pinhole de Concreto, aprenda a fazer a sua
- Pinhole, como fazer com agulha e uma lata de alumínio
- Baixe câmeras pinhole de papel para montar em casa