Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

pinhole hasselblad dxfoto hasselcar

Sim, essa é uma belíssima câmera 35mm pinhole com o visual da Hasselblad, criada pela designer e empreendedora Kelly Angood alguns anos atrás. Foi criada e disponibilidade para download em seu site pra que qualquer um com disposição e um pouco de habilidade pudesse montá-la e já faz muito tempo que estava indisponível pra download. Mas nada some da internet graças ao bom e velho web.archive.org!

Como toda ideia de pinhole de papel funcional, essa aqui simula uma Hasselblad para quem não tem grana pra brincar com uma de verdade. Depois de criar essa câmera ela desenvolveu outro projeto chamado Videre, bem mais profissional e que teve uma campanha de sucesso no kickstarter em 2017 mas vamos falar disso em outra ocasião.

Claro que não tem a mesma qualidade ótica que uma Hassel, afinal é basicamente um paper toy, mas é um projeto divertido de fazer que é bonito e funcional ao mesmo tempo!

Eu sugiro usar papel craft pra imprimir, fica mais bonito que o sulfite branco sem graça.

Como fazer essa pinhole?

  • Baixe o PDF no link no final do artigo
  • imprima em A4
  • cole o A4 em papel cartão
  • Corte com estile afiado
  • Monte com cuidado
  • Coloque um filme 35mm (135)
  • E boas fotos

É mesmo simples assim. Esse projeto requer um pouco de habilidade em montar modelos de papel de coisas reais. Mas nada que exija um diploma de artes (ou de engenharia).

Boa parte da graça da fotografia pinhole é todo o processo de construir sua câmera. Se tiver um PDF com esquema e vídeo ensinando é melhor ainda. Fora que depois de pronta a câmera também fica bem bonita na estante ou serve pra dar de presente.

Demonstração de como montar sua pinhole Hasselblad

Algumas fotos com ela

Link para download do PDF

Pinhole Hasselblad

Leia mais:

Artigo anteriorPolaroid Lab, outro "conversor" de foto digital pra filme polaroid

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 1.579 outros assinantes

O que você acha?

Nome obrigatório

Website