Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

kwanon 1934

Os nikonzeiros de plantão que me perdoem, mas depois de olhar esse link para o Museu das Câmeras Canon (Canon Camera Museum) fiquei ainda mais inclinado a tombar pro lado “canon da força” (apesar de ser pentax desde pequenininho).

Dê uma olhada mesmo se for Nikonzeiro e fique por dentro da história da marca, que desde 1933 oferece uma opção às câmeras européias já estabelecidas na época como a Leica e a Contax.

Foi lá que descobri que Canon deriva de Kannon, a deusa budista da misericórdia. Daí virou a Kwanon, que virou Canon. A câmera da foto acima foi o primeiro protótipo, a primeira câmera que foi comercializada já com o nome Canon (e torçam o nariz, puristas) tinha lente fabricada pela Nikon! Sim, aquela piada da fusão das marcas que rolou na internet tem um eco no passado pois existiu uma Canon com lente Nikon (e tipo, quase destruiram o continuum do espaço tempo com esse paradoxo fotográfico).

hansa_canon_lente_nikkor_

Hansa Canon (Standard Model) de 1936, aquela com lente Nikon que falei

É possível dar aquela viajada na linha do tempo conhecendo os diversos modelos de câmeras de todos os tempos: fotográficas, de cinema, lentes, desde as analógicas até as mais modernas DSLRs.

É dividido em Câmeras, Lentes e História e tem conteúdo pra dias, senão semanas, de uma overdose de Canon na veia. Vai lá e aprenda um monte de história pra contar na mesa de bar e encher o saco dos amigos nikonzeiros (menos aquela parte da lente nikon da primeira câmera).

Links para Canon Camera Museum

Não nos responsabilizamos caso algum Nikonzeiro aí vire a casaca! Artigo publicado originalmente no blog queimando filme em 6 de março de 2013.

Leia mais:

Artigo anteriorThe Pinhole Camera de Ray O'Bannon

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 1.579 outros assinantes

O que você acha?

Nome obrigatório

Website