Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Conheça a Kodak Brownie - Dxfoto

Este artigo também poderia se chamar “Tudo que você queria saber sobre a Kodak Brownie mas não sabia onde perguntar, mas agora tem”, mas ficou grande demais. Mas é mais ou menos isso. Uma introdução a essa belezinha, seguida de um link bem legal pra quem quiser conhecer mais.

“Minha câmera, minha vida” da Kodak Brownie

A Kodak Brownie não é um bolinho de chocolate em forma de câmera. É simplesmente o começo de tudo, a maçã da serpente, o fogo de prometeu, o filme que deu origem a série! Sério, antes dela a fotografia era coisa de cientista maluco, ricos, artistas e malucos de plantão.

Era um processo complexo, demorado, chato e bagunçado. A Brownie foi a forma encontrada pela Kodak para popularizar a fotografia, trazer ao cidadão comum a possibilidade de registrar os fatos da sua vida, guardar memórias, com uma câmera compacta e leve e deixando para própria Kodak o processamento das imagens (e vender a ideia de fotografia para muito mais gente, que fique bem claro)

Enfim, eles inventaram a fotografia moderna onde todo mundo pode fotografar de um jeito acessível, fácil de carregar para todo lado e, de quebra, ainda inventaram o conceito de laboratório fotográfico, aquele lugar para onde você manda seu filme e deixa com eles a bagunça de químicos necessária para fazer a mágica. No caso da Brownie você mandava a câmera inteira e te devolviam carregada com outro filme (provavelmente a mesma câmera)

Viu como esse caixotinho é importante? Então conheça mais da câmera que revolucionou a relação das pessoas com a fotografia. Onde? Aqui (sempre tento publicar conteúdo em português sobre tudo) mas dá pra visitar um site cheio de informações vintage sobre essa camerinha, chamado de THE BROWNIE CAMERA PAGE, claro. O site foi criado em 1994 por Chuck Baker, que o mantêm até hoje! Visita o site e dá um alô pra ele!

poster antigo kodak brownie 02poster antigo kodak brownie 01

Link


Publicado originalmente no blog queimandofilme em 25 de julho de 2012.

Leia mais:

Artigo anteriorConheça a Bulldog 4×5, uma grande formato pra montarPróximo artigoCalculadora de exposição para fotografia pinhole Ilford

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 1.579 outros assinantes

O que você acha?

Nome obrigatório

Website