
Como ando meio obcecado pelo processo de colódio úmido e suas imagens vintage em chapinhas de metal sempre que acho algo relacionado atiça ainda mais as minhas lombrigas fotográficas analógicas. Esse projeto é bem legal, o David Emitt Adams resolveu fazer uns retratos dos seus alunos de fotografia usando como base metálica o próprio rolo de filme 35mm que sobrava das aulas deles.
A ideia foi criar um retrato ligando o aprendizado deles com a história da fotografia, etc, etc, etc. Mas o mais legal é que ele faz apresentações incríveis dos trabalhos e para esse ele criou uma caixa de madeira que serve tanto para guardar os retratos quanto para expor.
De um lado ficou o retrato do aluno, do outro a arte original do rolo de filme, fazendo aquelas pontes entre presente e passado que todo mundo acha legal. Enfim, um belíssimo trabalho (e bota trabalho nisso, ó como é revelar essa tranqueira)
Fora que tem um outro display para essas imagens na latinha, todo em madeira também mas bastante articulado, feito pelo cara:
Mais um exemplo de como fazer fotografia com processos antigos conversar com o contemporâneo, mas pra mim é outra forma de fotografar muito legal que não sei ainda se vou conseguir reproduzir aqui em terras brazucas.
Mais Imagens
Nas palavras do artista:
Na obra 36 Exposures, utilizei cartuchos de filme 35mm descartados pelos meus alunos de “Introdução à Fotografia” como base metálica para seus retratos em colódio. Empreguei esse processo fotográfico trabalhoso do século XIX para criar os retratos dos alunos nos mesmos cartuchos de filme que desempenharam um papel crucial em sua compreensão inicial da fotografia. Toda a série está exposta em uma vitrine de mogno, que projetei e construí para fazer referência e reinterpretar a história da exibição fotográfica. Os cartuchos e o processo que utilizei nesta obra revelam meu fascínio pela natureza em constante evolução da fotografia, da representação e da cultura.
Link
- Projeto 36 Exposures por David Emitt Adams
Leia mais:
- Dippold Pinhole, a Câmera de Francesco Capponi
- Fotografando com colódio umido em rolos de filmes 135
- Smena 8m, a câmera da juventude russa
- Monte sua própria pinhole Hasselblad, de papel!
- Agfa Optima 200 Sensor é uma camerazinha competente
- Ektachrome voltou, obrigado Kodak Alaris!
- Pinhole 135 de papel fácil de montar e de graça











