Uma das coisas mais legais da lomografia é o LomoWall. É um mosaico de fotografias multicolorido que é o resultado da soma de um punhado de fotografias. Pode ser montado a partir de um conjunto de imagens que se repetem ou de diversas imagens únicas, sem repetição.
Invencionice
Eu acho que o pessoal da Sociedade Lomográfica Internacional começou a fazer Lomowalls para solucionar um problema que se tem quando você é pego pela febre analógica, que o faz clicar como louco e gastar rolos e mais rolos de filme e mais, fazer cópias e mais cópias de suas imagens em papel. No começo é uma delicia buscar suas cópias fresquinhas no Laboratório, mas depois de um tempo ficamos sem lugar para guardar tanta foto (o cheiro de fotos novas é inconfundível).
O lomowall pode resolver isso, levando para parede (ou exposições) a sua enorme coleção de fotos em papel. Monte um mosaico com elas e grude na parede. Mas como?
Como fazer
É bem simples, tenha um punhado de fotografias 10×15 (ou 9×12 se você gosta de fotos menores) e junte todas formando mosaicos multicoloridos. É bom se planejar, definir quantas linhas e quantas colunas seu lomowall terá, para saber onde começa e onde termina e, principalmente, quantas fotos vai precisar.
Eu gosto de fazer ondas de cores como um grande gradiente. É bom porque tenho imagens sempre nas cores amarelas (negativo sob luz de tungstênio sem flash), azuis (xpro com agfa ct precisa) e muito verde (xpro com konica chrome) e algumas vermelhas.
Você pode definir o seu padrão de mosaico de acordo com as imagens que já tem ou selecionar suas imagens prediletas e fazer multiplas cópias de cada imagem. Esse, aliás, é o jeito da LSI de fazer lomowall, usando uma imagem repetidas vezes pra “costurar” os retalhos lomográficos deles. E e a forma que usamos para fazer algumas das exposições que montamos no Brasil.
Para fixar na parede você pode fazer um painel de suporte para as fotos ou colá-las direto na parede. Eu não recomendo colar direto na parede pois, apesar de mais fácil e rápido, depois você arranca tinta com a dupla-face. Para paineis dê preferência para placas de DayFoam (ou foam board, ou papel pluma: link), que são leves e firmes.
A fixação na parede vai do seu gosto, parafusos ou pequenos preguinhos, o que importa é por as fotos na parede, que é o lugar delas!
Links
- Programa pra ajudar a desenhar um lomowall – com instruçoões
- Sociedade Lomográfica Internacional
Leia mais:
- A Supersampler modificada mais legal que existe
- Lomography Konstruktor, uma SLR em um kit DIY para montar em casa
- Como remover a lente da Diana +
- Conheça a Bulldog 4×5, uma grande formato pra montar
- Construa sua própria lente lensbaby DIY
- 10 regras da Lomografia, só pra polemizar
- Lomo’Instant Square, a “polaroid” quadrada da Sociedade Lomográfica
3 comentários
Jasmine Giovannini diz:
olá! muito bacana o post, vou me atrever a fazer! vou fazer com papel pluma mas não queria colocar com preguinhos, tem alguma outra maneira sem furar a parede? em exposições de fotografia é geralmente usado o que?
abraços.
Cassius diz:
O link do programa não está mais funcionando. Poderia me dizer qual é?
julio[dx] diz:
Oi Cassius,
Corrigi, o link leva para o post que ensina a usar o programa, http://www.dxfoto.com.br/programa-pra-lomowalls/ e lá consertei o link correto pro download. O programa é o Centarsia.
Boas bagunças!