Segurança em primeiro lugar: isso foi um trabalho em conjunto com técnicos especializados e todas as normas de segurança foram respeitadas. Eu só dirigi a fotografia, posicionei os objetos e toda a operação foi executada pelo técnico responsável.
Uma radiografia é como uma fotografia, só que usa os famigerados Raios X no lugar da luz visível. Outra diferença é que na fotografia costumamos captar a luz refletida pelos objetos e na radiografia captamos os raios que atravessam objetos, mais precisamente o nosso corpo.
Basicamente posicionávamos as plantas sobre um suporte para ficarem alinhadas entre o “filme” e a “câmera”. O enquadramento é feito usando uma luz normal vinda da máquina que projeta a sombra do objeto sobre o material fotossensível e no momento da captura da todos nós saíamos da sala para o técnico executar o click.
Depois de digitalizadas, as imagens recebem tratamento no software da clínica, pra depois passarem pelo photoshop onde invertemos, limpamos e pronto. Fotografia digital usando Raios X!
As imagens foram usadas para a produção de painéis para a clínica e nas páginas de um calendário.
Só que é um tipo de fotografia que não dá pra sair pro aí clicando. Precisa de um ambiente controlado e de, principalmente, rigorosas regras de segurança.
Imagens
Links
Leia mais:
- Efeito de bokeh distorcido da Petzval em uma 50mm
- Holga vista por dentro, literalmente
- 7 gambiarras para fotografia com objetos do dia a dia
- Câmera feita com milhares de canudinhos e filme para raios-x
- Filme 135 em câmeras 120 usando um adaptador handmade
- Puxar a ponta do filme para fora do rolo 135
- Como rebater a luz do flash sem gastar muito