Quando digo que o filme não morreu e só está com um cheiro estranho não é brincadeira e a Bergger faz a sua parte com o lançamento do Pancro400, um filme preto e branco de grão fino e alta resolução.
Além da Sociedade Lomográfica outras marcas estão lançando ou relançando filmes para usarmos nas nossas queridas velhinhas que ainda fazem comida boa, como a Kodak com seu Ektachrome. Ainda não temos uma nova onda analógica vindo por aí, até porque se dependermos da Fuji o filme vai ser enterrado meio vivo, mas com esses lançamentos podemos ser um pouco mais otimistas!
O Pancro400 e sua emulsão dupla
O filme tem emulsão dupla composta de brometo de prata e iodeto de prata na sua produção os cristais são depositados com um processo de jato duplo controlado por computador. São emulsões pancromáticas e elas se diferem pelo tamanho dos seus grãos, e suas propriedades permitem uma ampla latitude de exposição.
Informações Técnicas
-
Tamanhos: 135, 120 e folhas 4×5 / 5×7 / 13×18 / 8×10
Sensibilidade: ISO 400
Grão: Fino
Resolução: Alta
O Pancro400 no tamanho 135 é emulsionado em uma base de acetato de 135 mícrons e possuí código DX, no tamanho 120 é emulsionado em uma base de PET de 100 microns e em folhas é emulsionado em uma base de PET de 175 microns.
Fotos com o Pancro400
Copyright Hervé BAUDAT
Links
Mas que filme lindo!
Leia mais:
- 5 motivos para ainda fotografar com filme
- Filme de rolo: faça seu rolo de filme em casa
- DianaDay é 4 de agosto, tem fotografado com a sua?
- Filmomat, uma máquina reveladora de filmes em casa
- A (triste) evolução da fotografia
- Washi Paper film: um filme handmade em papel!
- Kitschretro, uma loja gringa de filmes de todos os formatos
1 comentário
Agnaldo diz:
Aí sim. Vou tentar providenciar um rolo 120 pra testar com minha Rolleiflex!
Vida longa ao filme! :)