Se você sempre quis revelar filmes em casa, mesmo coloridos, mas não tem a menor vocação para fazer as coisas com as próprias mãos fique sabendo que você agora está a aproximadamente 2mil doletas de distância de uma processadora de filmes totalmente automática criada por um alemão, a Filmomat.
Lukas Fritz levou um ano desenvolvendo essa máquina que processa filmes 135, 120 e até filmes 5×7. Toda automática, pode ser programada para fazer cerca de 50 processos de revelação diferentes. Perfeita pra ter em casa e processar aqueles milhares de rolos que bati e não revelei nunca mais…
Sem previsão de produção em massa dessa belezinha, Fritz pode até aceitar alguma encomenda caso paguem os mais de 2 mil doletas que a máquina custa.
Assista ao vídeo hipnotizante da Filmomat
Fotos reveladas com a Filmomat
Os exemplos acima são alguns resultados muito bons de Velvia 50 e Acros 100 revelados na máquina. O scan não parece muito bom, mas dá pra perceber que a revelação dos filmes fica ótima.
Uma das coisas bacanas da máquina ser programável é que dá pra ajustar cada etapa aos seus gostos, abrindo um leque de experimentações de fácil reprodução para revelação em massa. É ou não é uma baita ferramenta para o fotógrafo de filme que gosta de ir além do que os filmes foram projetados para fazer, irem além do que está escrito na caixinha sobre como o filme deve ser utilizado.
Se isso fosse fabricado na China e custasse menos por conta da fabricação em escala ia ser imbatível no mercado DIY da fotografia analógica.
Eu compraria!
Isso seria um ótimo brinquedo para um grupo de fotografia, estúdios que ainda façam filme, fotoclubes, ou pessoas com tempo e dinheiro para investir na brincadeira de uma forma mais séria.
Leia mais:
- Pentax Spotmatic F, uma SLR parrudona
- Sprocket Holes: filme 135 usando rolo de filme 120
- Agfa Optima 200 Sensor é uma camerazinha competente
- Pancro400, filme preto e branco com emulsão dupla
- Pinhole 135 de papel fácil de montar e de graça
- Focal Camera, um kit modular DIY e gratuito
- A (triste) evolução da fotografia
1 comentário
Agnaldo diz:
Caramba, se eu tivesse uma dessa certamente ouviria, em algum momento, a célebre pergunta/afirmação: ou ela ou eu! o.O