Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Todo mundo que lê esse blog (espero) já deve querer fotografar com filme, se já não fotografa. Mas é sempre legal relembrar do que porque gostamos de alguma coisa, e fazer listas é uma forma divertida de por no papel o motivo das coisas.

Eu não poderia deixar de compartilhar os meus 5 motivos para fotografar com filme, ou os 5 principais motivos. Então segue a lista:

  1. Resolução

    Pra começar com o pé na porta e jogar na cara dos viciados em megapixels, estudos comprovaram que um chromo 35mm em condições ideais pode ter aproximadamente 87 megapixels! Se duvida olha que estudo bacana publicado no Queimando Filme sobre o combate Digital x Analógico. Se isso é com um 35mm, imagine então a versão 120!
    É um exagero, mas com a combinação certa de filme, câmera, lente, scanner e sua mente maravilhosa dá ir longe. O que nos leva ao próximo item…

  2. Equipamentos

    Equipamentos analógicos de ponta, nível profissional mesmo, são bem mais baratos que as câmeras digitais mais iniciantes. Principalmente se for bem mecânica e usada. Por menos de 2000 reais dá pra comprar uma Mamya médio formato com lentes incríveis. E com isso dá pra comprar uma DSLR com lente básica de kit e nem full frame (ou não?).

  3. Faça-você-mesmo

    Dá par você construir sua própria câmera analógica, sua lente, até mesmo seu filme. Praticamente tudo dá pra se fazer em casa, tudo dá pra ser feito a mão por você mesmo. Isso dá uma vantagem na diversão que o digital praticamente não tem. Tudo bem pronto, as câmeras, os softwares de manipulação, os resultados que você pode chegar. Claro que tem espaço para seu talento, mas não é tão divertido quanto sujar as mãos com químicos durante a revelação na ou marcenaria construindo sua câmera.

  4. Menos é mais

    Você clica menos e pensa mais. O custo alto dos filmes e da revelação somada ao número deduzido de imagens em cada rolo (até 36 num 35mm e cerca de 12 num 120) faz você economizar o clique. Nada de sair que nem doido com a câmera metralhando o mundo. Completamente ao contrário de fazer com digital, que quanto mais você fotografa, mais acaba saindo com milhares de fotografias parecidas, para garantir o clique. Pensar mais a fotografia antes do clique te torna um fotógrafo melhor, vai por mim.

  5. Respeito às origens

    Eu fotografo desde a época que nome disso é apenas “fotografia”. Depois do surgimento do digital que separou em digital e analógica, o que era o único tipo de fotografia até então. No máximo dava pra separar da instantânea (polaroid), mas era tudo analógico, um processo químico doido. Era a fotografia que sabia fazer e tinha os equipamentos para fazer, foi natural. É demais poder experimentar as transformações químicas na revelação em preto e branco, que resultam em uma imagem que você registrou. Não é tão fácil quanto o digital, mas muito mais gratificante.

É claro que tenho muitos outros motivos para preferir fotografar com filme. Claro que não deixo de usar as novas tecnologias ao meu favor como câmeras digitais compactas, celulares com câmeras e aplicativos marotos, computadores, photoshops da vida, mas fotografar com filme tem outro valor, outro sentimento. E isso que prefiro.

Eu prefiro filme.

Leia mais:

Artigo anteriorEntrevista LomoAmigo? Quem, eu? Próximo artigoLong Live Film, um curta sobre e para quem curte fotografar com filme

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

1 comentário

  1. Reginaldo diz:

    Eu tenho uma Canon digital profissional, e quando mostro fotos tiradas com ela muitos dizem “Nossa! Como sua câmera tira fotos boas!”. Dá vontade de ir na casa da pessoa e falar “Nossa! Como seu forno faz bolos bons!” Esse é um dos meus motivos para fotografar com filme, fora vários outros motivos. Certa feita mostrei uma foto impressa para uma pessoa e ela elogiou a câmera. Fiquei muito feliz em responder: “Desculpa, mas essa foto foi tirada com filme!”

O que você acha?

Nome obrigatório

Website