Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

O filtro polarizador serve para uma coisa muito simples, mas bastante importante: remover (ou suavizar) reflexos de luz.
Sim, sabe aquela foto de uma janela que fica o reflexo da lente da câmera, ou aquela imagem de um piano com acabamento preto brilhante que teima em refletir todo o ambiente? Então, tem jeito de retirar esses reflexos indesejados.
Luz polarizada? Com ajuda do Wiki:

Definição: A Luz Polarizada é, diferentemente da luz normal, uma radiação eletromagnética que se propaga, ao atravessar um meio em apenas um plano (ver abaixo), sendo assim a luz polarizada não atende todas as direções. A luz comum se propaga em todos os planos possíveis.

Toda luz que reflete-se em uma superfície plana é ao menos parcialmente polarizada. Você pode pegar o filtro polarizador e segurá-lo em um ângulo de 90 graus em relação à reflexão, e essa será reduzida ou eliminada. Filtros polarizadores removem luz polarizada a 90 graus do filtro. É por isso que você pode pegar dois polarizadores e posicioná-los um a um ângulo de 90 graus do outro e nenhuma luz atravessará.
Saiba mais aqui e aqui.

Em miúdos, a luz ao ser refletida passa a “vibrar” em um plano específico, diferente da luz em geral que vibra em vários planos. Assim, com o filtro polarizador, você vai girando até achar o plano que está a luz refletida indesejável e por fim evitá-la. Simples, não?

A luz do céu também tem uma parcela polarizada, pela passagem da luz por diversas camadas de gases e blá blá blá. O que interessa é que o filtro polarizador também pode ajudar a escurecer um pouco o céu.

É mais fácil ver!

Sem polarizador

Com polarizador

Dicas

  • Use para remover reflexos de materiais brilhantes como vidros, plásticos e metais.
  • Uma coisa legal é usar para escurecer o céu, já que parte da luz do céu é de luz polarizada.
  • Se usar dois filtros polarizadores circulares você consegue montar um filtro ND variável.

Agora é usar a criatividade! Reflita… ou não.

Leia mais:

Artigo anteriorTimeline do Facebook Próximo artigoDesempacotando: Diana+

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website