Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

O mais conhecido já fabricado, em algum momento da sua vida você foi fotografado com um filme polaroid 600 e ficou maravilhado em ver a imagem sendo “revelada” na sua frente. Pelo menos os mais velhos.

É um filme integral, o que significa que todos os componentes para expor, revelar e fixar a imagem estão inseridos dentro do envelope plástico que compõe a foto completa. Todo o processo de exposição e revelação da imagem positiva é bem complexo e divertido (dê uma olhada nos links).

Enfim, a verdadeira fotografia instantânea (analógica), onde basta um clique em um botão, esperar cerca de 3 minutos e sua fotografia está impressa. É delicioso de experimentar e imagine, numa época onde os filmes eram revelados e ampliados em dias, ter sua imagem pronta ali, na mão, era algo incrível mesmo.

São agrupados em um Pack de 10 fotos, que já contem a bateria que alimenta a câmera e o flash. Leva cerca de 3 minutos pra revelar, tem sensibilidade ISO 640 e a imagem mede 7,9 x 7,9 cm.

Hoje são apenas fabricados filmes compatíveis pelo Impossible Project, mas é possível encontrar filmes originais polaroid no ebay e no mercado livre (no ml praticam preços insanos, já por mais de 200 reais um pack).

Polaroid 600 - autorretrato

Essa foi sem flash usando uma lâmpada de 100w como iluminação, a noite

Mais fotos

Links

Leia mais:

Artigo anteriorSprocket Holes: Como usar filme 135 para quem não tem filme 120 Próximo artigoFotografando com Raios X

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

9 comentários

  1. Comprei alguns packs de PX color e pb para minha Polaroid 636 Closeup, mas as imagens estão ficando sem contraste
    http://fastblog.marcogomes.com/polaroid-da-princesa-leia-e-omara

    Fica ruim mesmo quando eu cubro a foto logo após bater, como instrui o site.
    http://shop.the-impossible-project.com/allabout/colorshade/

    Vou continuar tentando, mas cada “teste” custa mais de US$1 :/

  2. julio[dx] diz:

    Marco,

    Geralmente esses filmes do Impossible Project tem comportamento irregular, principalmente nesse nosso clima quente. Eles são feitos pra funcionar melhor no frio. Vai saber. Mas uma coisa que você fazer pra tentar aumentar esse contraste é usar filtros na frente da lente. Para o preto e branco você pode usar um filtro laranja ou vermelho que aumenta o contraste e nas fotos coloridas você pode usar um filtro ND (densidade neutra, cinza pra facilitar) que atenua a luz que entra e escurece um pouco a imagem (esses filmes tendem a superexpor). No colorido ainda pode usar filtros polarizadores que talvez role alguma coisa interessante.

    Mas o grande problema é que os filmes Impossible são mesmo assim, menos contrastados e um pouco incontroláveis no resultado. Já teve amigos que usaram e as fotos saíram em branco, ou muito claras a ponto de não perceber a imagem.

    As vezes vale mais a pena comprar pacotes de filmes polaroid originais no ebay e arriscar do que tentar usar esses impossible.

    Mas usar um filtro colorido de contraste pra pb e um ND nas coloridas pode ajudar a melhorar. E esses filtros acha fácil em qualquer loja de foto.

    Só um detalhe: nenhum filtro desses encaixa na frente da camera. Vai ter que fazer uma gambi, prender com fita adesiva ou algo segurar com a mão, pq a polaroid nunca fez a série de câmeras pra filme 600 com rosca pra filtros, infelizmente.

    Valeu a visita e espero ter ajudado.

  3. :'( diz:

    Ganhei uma polaroid 600! e não sei como se usa! to muito ansioso pra usala mas ela nao liga.precisa de bateria? onmde se coloca ela?

  4. Loana diz:

    Oi Julio,

    qUE PRograma de edição vc usou nessas fotos?

  5. julio[dx] diz:

    Loana, eu usei photoshop. Mas só pra acertar um pouquinho o contraste, pq as fotos estão exatamente assim como aparecem no artigo. Eu fiz elas muito tempo atrás com um pack que não era vencido, original da polaroid. Bem diferente desses novos que são mais bagunçadas as cores. Por isso que perguntou?

    Olha elas na parede:

    http://www.flickr.com/photos/juliofranca/382720361/in/pool-381622@N21/

    http://www.flickr.com/photos/juliofranca/383864861/in/pool-381622@N21/

  6. julio[dx] diz:

    A polaroid 600 usa baterias que vem dentro do filme. O filme você encontra no mercado livre ou na http://www.toycamera.com.br, uma loja bacana aqui do brasil.

  7. gabriela diz:

    Jelio, eu comprei uma polaroid 600, nunca havia nem visto uma. ainda n comprei o filme pois n sei qual o melhor, ainda estou pesquisando. mas o que esta me deixando mais intrigada é o fato de eu n saber qual botão se aperta para bater a foto! podes me ajudar??

  8. Marcelo diz:

    Olá, ganhei uma polaroid 600 business edition. Fiquei louco pela máquina, mas não sei como usá-la, nem mesmo ligá-la. procurei alimentacao de pilha, sei lá (rsrs) e não encontrei. Vc tem como me ajudar.

    Desde já agradeço!

    Um grande abraço,

    Marcelo Santos

  9. cesar gava diz:

    onde eu consigo comprar filme para a polaroid 635 cl?

O que você acha?

Nome obrigatório

Website