Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Ring light ou Ring Flash Caseiro, tutorial faça-você-mesmo 01 - DXFoto

Ring light, ou Ring flash, é um acessório bastante caro que dá resultados bem legais para fotografia. Basicamente é um flash que emite luz em um círculo em torno da lente da câmera, proporcionando uma iluminação com pouca ou nenhuma sombra, e mesmo quando tem é super suave. E dá também uma impressão de vir de todos os lados.

Se você quiser experimentar a brincadeira sem gastar os tubos num ring flash mais profissional, experimente fazer o seu próprio (chame como quiser). Podemos convencionar aqui e chamar de ring flash? E que tal fazer sem gastar muito com materiais reciclados?

Itens necessários para construção de um Ring light ou Ring Flash Caseiro

  1. Você precisa de uns dois flashes razoáveis (eu acho que dois flashes dão mais luz, principalmente pois no meu projeto com um só ficou uma meia lua e não um anel completo de luz);
  2. Rolo de Papel alumínio. Use sem moderação :);
  3. Cola Branca;
  4. Cola quente;
  5. Duas bacias de inóx ou plástico, uma grande e uma pequena, para fazer o lado interno e externo do anel;
  6. Um tubo de papelão ou pvc que caiba a lente da sua câmera no diâmetro;
  7. Borracha de vedação da janela lateral traseira do GOL bolinha.

Construção e Montagem do ring flash

Siga este esquema de montagem criado pelo Jedrek e divirta-se.

Primeiro eu cortei no fundo de ambas as bacias um buraco redondo de mais ou menos o diâmetro do tubo de papelão, que foi cortado com uns 20 cm de comprimento. E cortei uma pequena janela na lateral da bacia maior para encaixar o meu flash. Com a borracha de vedação do Gol protegi as bordas em ambos os cortes nas bacias, para evitar machucados e para que as peças se encaixem com uma certa pressão.

Ring light ou Ring Flash Caseiro, tutorial faça-você-mesmo 02 - DXFoto

Detalhe para os cortes nas bacias já protegidos com a borracha de vedação. Como cortar uma bacia de aço inox é complicado!

Usei a cola branca para fixar o papel alumínio amassado no interior da bacia grande e exterior da bacia pequena e a cola quente para fixar o tubo de papelão do diâmetro da lente da câmera nos buracos. O papel alumínio amassado serve como refletor da luz do flash.

Ring light ou Ring Flash Caseiro, tutorial faça-você-mesmo 03 - DXFoto

O tubo e a bacia frontal já cobertos de papel alumínio, que serve pra espalhar a luz do flash na direção da bacia traseira.

Ring light ou Ring Flash Caseiro, tutorial faça-você-mesmo 05 - DXFoto

A bacia traseira sendo coberta com doses generosas de papel alumínio amassado. No detalhe o furo pro flash (no meu caso um, mas prefira sempre dois, no mínimo).

Ring light ou Ring Flash Caseiro, tutorial faça-você-mesmo 06 - DXFoto

Pronto, já com o acabamento em borracha da janela traseira lateral do Gol bolinha. Verifica em uma loja de autopeças sobre isso.

Ring light ou Ring Flash Caseiro, tutorial faça-você-mesmo 07 - DXFoto

Como fica visto de trás. Não pensei dar acabamento, mas de repente uma pintura ou adesivação preta fosca ia deixar mais interessante.

Dicas de como usar

A minha versão ficou pesada, então a câmera sempre deve estar no tripé, não tem a menor chance de usar com ela na mão (a não ser que eu invente um modo de prender na câmera, que é uma outra gambi).
Encaixe o flash no buraco, teste a melhor posição pra ele refletir o máximo de luz pra dentro (vai depender da curvas das suas bacias) e divirta-se.

Algumas fotos minhas feitas com esse mesmo ring flash

DSCF4115 (Small)

Autorretrato - Teste de Ring Flash - DXFoto

Bruna (ringflashtrash)

Isaac (ringflashtrash)

Isaac (ringflashtrash)

Mais fotos do processo de fabricação

Links

Como protótipo ele funciona muito bem e dá pra usar em projetos profissionais sem problema algum. A qualidade da luz é mais ligada à potência do seu flash do que qualquer outra coisa.

Para uma versão posterior acredito que melhorias como múltiplos furos para flashes, um sistema mais inteligente de fixação compatível com tripés padronizados e uso de bacias mais leves de alumínio ou até de plástico já estão devidamente anotadas no meu livro preto das gambiarras. Mas no geral achei que foi um projeto bem sucedido!

Leia mais:

Artigo anteriorWe love kodak, eu apoio essa ideia e você? Próximo artigoGrupo no flickr: Lindas soluções fotográficas caseiras

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website