Neste dia Mundial da Fotografia vamos lembrar (ou conhecer) a história de Hercule Florence, francês morador do Brasil que, segundo uma pesquisa comprovada, teve a ideia de fixar uma imagem em um material que seja alterado pelo efeito da luz e da química, o que chamamos nos dias de hoje de fotografia analógica. E Isso anos antes da divulgação da notícia que em 1839 outro francês, Louis Daguerre, teria inventado o daguerreótipo na França. E o resto já sabemos.
Esquema de construção de um artefato para capturar a imagem da câmara escura em material sensível à luz, ou “câmera fotográfica” caso preferir.
Sim, nunca tinha ouvido falar desse cara e me sinto envergonhado por isso, mas a verdade é que provavelmente ninguém (ou poucas pessoas) conhecem sua história.
Falo sobre isso com um pouco de atraso, já que o estudo comprovando essa “invenção” antes no Brasil foi divulgado em 1976 pelo professor e fotógrafo Boris Kossoy. O livro contando tudo saiu em 1980. E só fiquei sabendo em 2012, com o livro já na terceira edição. Sacanagem.
Mas voltando a falar do Hercule, olha como ele escreveu na sua época:
“Neste anno de 1832, no dia 15 de agosto, estando a passear na minha varanda, vem-me a ideia que talvez se possa fixar as imagens da camera escura, por meio de um corpo que mude de cor pela acção da luz.”
Compartilhando sua opinião sobre o empenho do Brasil em incentivar a ciência, Hercule Florence segue falando do nosso Brasilsão, que parece ter mudado pouco desde então:
“Em um século em que se recompensa o talento, a Providência me trouxe a um país onde isso não importa. Sofro os horrores da miséria, e minha cabeça está plena de descobertas. Nenhuma alma me escuta, nem me compreenderia. Aqui só se dá valor ao ouro, só se ocupam de política, comércio, açúcar, café e carne humana”
Datas
Vamos lá, em 19 de agosto de 1839 a França divulga a pesquisa de Louis Daguerre e desde então consideramos a data como o dia do nascimento fotografia. Aí um francês escreveu que em 15 de agosto de 1932 teve essa ideia no Brasil. Só tô achando as datas muito parecidas, exceto pelo ano? Enfim… como seria a fotografia se tivesse sido inventada no Brasil?
O Livro
Hercule Florence – A descoberta isolada da fotografia no Brasil (3ª edição)
Autor: Boris Kossoy
Editora: Edusp
412 páginas
Link
Leia mais:
- Clera é a primeira câmera transparente que funciona!
- Processos Fotográficos 02: Daguerreótipo
- Dia Mundial da Fotografia. Como viveria sem ela?
- A primeira fotografia reconhecida da história
- Pra fotografar #Local – Cantina Gadioli, em Quiririm/SP.
- Pra fotografar #local Mercato, um lugar bacana pra comida italiana em Quiririm/SP
- Pra fotografar #local Antigo Cine Teatro Boa Vista, Taubaté.
1 comentário
Rogério Leopoldo diz:
Fica difícil ter certeza da veracidade, eu gostaria de acreditar logo. Parece que já havia uma escola francesa sobre o assunto e que compartilhavam ideias. Agora teria ele gravado a imagem ou só teve a idéia? Entao cadê a imagem?E a data, não foi manipulada a partir das notícias do daguerreótipo? Seria genial se fosse verdade, mas acho que faltam mais elementos.