Você lembra qual foi a primeira fotografia que fez? Não a que apareceu, mas a primeira que fez do lado de trás da câmera? Eu não. E que tal então a primeira fotografia (reconhecida, pelo menos) da história da humanidade?
O “recorde” é de 1826, detido pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. A foto (ou melhor, negativo) foi obtido usando uma placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia. Levou “apenas” oito horas de exposição à luz solar!
O processo foi batizado de “heliografia”, gravura com a luz do Sol.
Como a fotografia não foi inventada por um só maluco, ao mesmo tempo, outro francês, Daguerre, produzia com uma câmera escura efeitos visuais em um espetáculo denominado “Diorama”. Daguerre e Niépce se corresponderam durante alguns anos e se tornaram sócios. Daguerre desenvolveu um processo com vapor de mercúrio que reduzia o tempo de revelação de horas para minutos, depois da morte do seu sócio, o que foi denominado daguerreotipia.
Outro pai da fotografia
Enquanto isso, Hercule Florence, francês morador do Brasil que, segundo uma pesquisa comprovada, teve a mesma ideia de fixar uma imagem em um material que seja alterado pelo efeito da luz e da química. E Isso anos antes da divulgação da notícia que em 1839 Louis Daguerre teria inventado o daguerreótipo na França. Boa história, leia mais aqui.
Senta que lá vem a história…
Leia mais:
- Dia Mundial da Fotografia. Como viveria sem ela?
- Processos Fotográficos 02: Daguerreótipo
- Livro Tudo Sobre Fotografia, de Michael Busselle
- Selfie é autorretrato e sempre foi coisa do passado
- Infográfico celebra 175 anos da fotografia
- Fotografia Analógica
- Conheça a Kodak Brownie. Ou “aquela câmera em forma de caixinha…”