Todos sabemos que a Holga é a câmera mais preparada para gambiarras adaptações. Essa é uma das mais simples possível. Para permitir o foco de objetos a menos de 1m (que é a medida padrão da Holga) basta soltar um pouco um só parafuso e pronto.
O lado ruim dessa adaptação é que a lente fica solta, podendo ser removida do corpo da câmera correndo risco de cair no chão. Mas também permite fazer pinhole com sua Holga sem desmontar o obturador inteiro. É bastante interessante!
Como fazer
Com sua Holga sem filme, abra a tampa e localize o buraco marcado na imagem, é lá que você precisa inserir uma chave phillips pequena e soltar um pouco o parafuso até que a lente gire livremente até soltar do corpo da câmera.
Essa é a posição para retrato, 1m de distância, que é padrão da Holga. Sem a adaptação a lente só vira até aqui.
Depois de solto o parafuso que limita a rotação da lente você já é capaz de rodar a lente mais ou menos até esse ponto. Mas cuidado, esse é o ponto em que a lente se solta da câmera!
A lente pode ser removida para fazer pinhole, adicionar um filtro colorido fixo ou outra alteração do obturador da câmera.
Simples assim. E para colocar a lente de volta na câmera, basta seguir as fotos de trás pra frente! Se quiser, coloque uma fita crepe na rosca da lente pra ela girar com mais resistência e não sair tão fácil, ou então coloque um cordão nela preso na lente, como o que fiz pra segurar a tampa de lente da Diana. O que vale é usar a imaginação!
Divirta-se!
Leia mais:
- Holga Wet Plate, fotografando em placas de alumínio
- Efeito de bokeh distorcido da Petzval em uma 50mm
- Gorillapodão com pés de imã super fortes
- Tinha a Holga de plástico, agora tem a de papel
- 7 gambiarras para fotografia com objetos do dia a dia
- Filme 135 em câmeras 120 usando um adaptador handmade
- Light Blaster é um projetor de slides hardcore