Muitos anos atrás, bem antes da Impossible Films trazer de volta a produção dos filmes polaroids, surgia uma comunidade de fotógrafos entusiastas da fotografia instantânea, o Polanoid.net.
Criado por uns malucos de dentro da Sociedade Lomográfica, era um site parecido com eles na forma e função: incentivar a interação entre os amantes da fotografia analógica pela internet, só que nesse caso sai as câmeras russas e de plástico e entram as fabulosas câmeras polaroid!
O Polanoid.net
O design do site ainda é baseado no estilo pixel, bem moderno no seu início em 2004/2005, e é mantido assim até hoje. O site mais antigo da Sociedade Lomográfica era no mesmo estilo, com certeza influência dos caras.
Basicamente você cria um perfil, preenche com seus dados, acha seus amigos, faz upload das suas imagens feitas com câmeras polaroid, compartilha as coisas com seus amigos e tem uma área específica para fotos NSFW, as famigeradas fotos de sacanag arte.
Diferente dos sites de fotografia digital, onde todo mundo faz milhares de uploads, no Polanoid tende a serem poucos, já que o custo do filme é alto, mesmo para os caras lá fora. Eu mesmo tenho pouquíssimas fotos lá, pois até hoje só clique 2 packs de 10 fotos cada em polaroid 600 e dois packs de izone, com 12 cada. Bem poucas fotos mesmo.
E a grande maioria dos usuários e entusiastas da fotografia instantânea sabe o valor de imagens que são únicas, no sentido de não serem facilmente reproduzíveis e tal. Por isso, tirando alguns malucos que gastam filmes e mais filmes, os instantâneos são usados com mais seletividade, geralmente para fotografia arte (ou sacanagem, o que preferir).
Os caras
Polaroids
Tive duas câmeras, uma 600 com a qual gastei apenas dois packs (20 fotos), que já passei pra frente e uma OneStep que ainda não consegui ter coragem de pagar os 100 mangos num pack de 8 fotos que tem disponível pelos caras do Impossible Films. Como era de costume, fazia um ou dois autorretratos para usos diversos, como foto de perfil e para acrescentar a coleção de autorretratos em inúmeros filmes e câmeras e outros cliques estranhos. No fim, foi um grande desperdício de fotos caras. Mas eu gosto delas.
A simplicidade do Polanoid.net
Não tem muitas configurações ou álbuns e coleções. Nos dias de hoje, com os sites super integrados com redes sociais, cheios de ferramentas de interação entre os usuários, o Polanoid parece até um retrocesso. Não é, ele é do tempo que o que interessava era ficar vasculhando o site para descobrir imagens novas e intrigantes feitas com câmeras instantâneas, não ficar de papo e bobeira.
Links
- Polanoid.net
- Meu Perfil no Polanoid.net, desde 2006! Como podem ver, poucas imagens.
Leia mais:
- InstantFlex, uma twin lens reflex pra filme instantâneo
- Vídeo promocional da Polaroid SX-70 por Charles e Ray Eames
- Timeline do Facebook
- Sense of Place, Holgas de Susana Raab
- “Shake it Like a Polaroid Picture”, ou porque os filmes Polaroid não precisam sacodir.
- The Polaroid Book, com imagens da Coleção de Fotografias da Polaroid
- Você conhece o Analog.news?