Uma das coisas legais das toycameras é que são tosquinhas. Mas o que muitos buscam como efeito e estilo, as vezes arruina todo um trabalho artístico que bem poderia ser sua próxima obra prima. Os light leaks ou vazamentos de luz são coisas que todo fotógrafo que tem uma holga ou diana perseguem como efeito, mas quando eles são exagerados passam a ser “defeitos”.
Veja como você pode domar sua plástica
Contrariando muitos por aí, é bacana se ter controle sobre o descontrole de nossas queridas câmeras de plástico.
A Diana+ é uma ótima câmera de médio formato, perfeita para fotografias oníricas e blá blá blá, mas ela tem um pequeno detalhe: seu filme pode ficar MUITO frouxo dentro dela se ficar muito tempo entre os cliques, o que eventualmente irá deixar o seu rolo exposto a luz em excesso no momento de retirar da câmera, criando o que chamamos de vazamentos de luz extremos.
Para ajudar o filme a ficar um pouco mais firme dentro da Diana+ e permitir que seja descarregado mesmo em um dia de sol (é, dizem que filme 120 precisa ser retirado da câmera sob luz fraca, então), basta seguir um pequeno tutorial.
O que precisa: Material
- Uma Diana ou Diana+ (a F também);
- Tesoura;
- Fita dupla-face;
- Espuma fina (uns milimetros de expessura serve);
- Filme 120.
Como fazer:
Corte um pedaço de espuma de mais ou menos o tamanho do filme 120:
Cole a dupla-face no pedaço de espuma:
Cole dentro da câmera, no lugar onde fica o filme. Isso precisa ser nos dois lados, onde fica o filme novo e onde vai ficar o filme depois de batido:
Pronto, simples assim. E a dupla-face permite se removida sem maiores danos a sua camera, mas use uma boa fita, senão a espuma pode soltar enquanto você fotografa.
Se preferir, use cola quente. Mas acho desnecessário.
Até mais. E boas fotos.