Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Leica M3, um sonho de consumo com mais de 60 anos de idade

A Leica M3 comemora 60 anos de seu lançamento em 2014. Ela foi o modelo de maior sucesso da família M: simples, elegante, de mecânica impecável e estilosa que só ela (e a M4, M6, M7, M8, enfim…)

Ela fotografou grandes momentos da história humana, esteve nas mãos de grandes fotógrafos e ainda está na ativa, várias Leicas M3 ainda fotografam e ainda fotografarão muito nos próximos anos, enquanto houver filme para elas.

Lançada em 1954, ela ditou o padrão desde então. E até hoje é uma câmera que atrai olhares de fotógrafos e aspirantes a fotógrafos que enxergam nela a ferramenta ideal de trabalho. Ah, quem não quer seguir os passos dos grandes como Bresson empunhando uma M3?

O M da Leica M3

O M dela vem de MESSSUCHER, a palavra alemã para o visor combinado com o telêmetro. É onde uma parte da mágica da Leica M3 acontece: um visor com o campo de visão maior do que o quadro que vai ser capturado pelo filme, para você acompanhar a ação e se preparar para clicar quando o seu assunto estiver em quadro, ao mesmo tempo em que faz o foco. É algo para se experimentar!

Outro detalhe importante desse sistema é o obturador de cortina silencioso. Isso faz dela uma câmera que pode ir a salas de concerto, teatros e óperas e causar o mínimo de impacto no som do ambiente. Imagine uma grande e espalhafatosa SLR com seus espelhos fazendo clac-clac a cada clique?

E o DigitalRev fez um vídeo homenageando a Leica M3 fazendo um review de 10 minutos sobre essa pequena maravilha!

Vídeo

Um dia eu reformo a minha e coloco para funcionar, por enquanto vai ficando na vontade. E quanta vontade!

Links

Leia mais:

Artigo anteriorImprimindo (mais um) belo pôster de história de câmeras Próximo artigoKitschretro, uma loja gringa de filmes de todos os formatos

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website