Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Leica M3, aquela que ainda vou restaurar - frente

Um clássico. Um sonho de consumo. A câmera que deu início a famosa série M é uma bela peça de engenharia alemã. Grandes fotógrafos fizeram grandes trabalhos com cameras como essa. Eu recebi a minha do meu tio que a comprou na década de 70 e a usou bastante até aposentá-la, em péssimo estado de conservação.

Leica M3, aquela que ainda vou restaurar - sem lente

Leica M3

Lançada em 1954 e fabricada até 1966, a linha M inaugurou a era das baionetas para o encaixe das lentes, aposentando as lentes de rosca M39. Ela também iniciou uma linhagem de câmeras que existe até hoje, com a M7 e a MP de filme e a M9 e ME digitais.

Muitos a chamam de a maior câmera 35mm do mundo (segundo KenRockwell). Eu acho que é bem por aí. Tem um outro site que listou os 10 motivos para você comprar uma M3 e não nenhuma das suas sucessoras. Enfim, é uma grande câmera que carrega a essência de fotografia: mecânica, analógica, sem fotômetro, pesada e estilosa.

Hoje essa Leica M3 está em péssimo estado de conservação, mas já está em andamento o projeto de restauração da minha câmera. Vou mandar arrumar a mecânica, mas a parte estética vai ficar assim, com cara de câmera que foi pra guerra e voltou.

O problema sempre é o custo da peças, e mão de obra especializada. Mas em breve poderei colocar essa belezinha pra funcionar com essa exótica lente de 35mm com o que chamaram de Leica Glasses, “óculos” para acertar o campo de visão do rangefinder para lentes de outros formatos fora a 50mm.

Leica M3, aquela que ainda vou restaurar - Lente Summaron 35mm com glasses

Leica M3, aquela que ainda vou restaurar - traseira aberta

Especificações da Leica M3

  • Filme: 135
  • Encaixe da lente: Baioneta M mount
  • Avanço: manual
  • Medição de luz: não tem
  • Velocidades: B, 1s a 1/2000s
  • Fabricação: 1954 até 1966

Mais fotos

Links

Leia mais:

Artigo anteriorHolga 120 Próximo artigoGrupo LomoBR

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

2 comentários

  1. Victor Paulo diz:

    Amigo tenho uma dessa em ótimo estado, e com algumas lentes quanto você acha que vale? Obrigado!

  2. Victor uma M3 vale fácil uns R$ 1500,00 ~ R$ 1.800,00 só o corpo. Dá uma olhada no site da Angel Photo, eles costumam ter a câmera e as lentes. Ela não é tão valiosa quanto uma M6, claro, mas é bem salgadinha.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website