Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Livro Tudo Sobre Fotografia, de Michael Busselle

Esse livro pode ser considerado uma das bases fundamentais sobre as quais minha fotografia e meu gosto pela fotografia estão sedimentados.

Claro que, como todos livros que li na infância, este era mais um dos inúmeros livros interessantes e aleatórios que tinha disponível na estante da sala da casa dos meus pais. Ele ficava junto com dois volumes maiores, um sobre a origem da Terra e nosso sistema solar e outro sobre a vida na Terra.

Então desde muito moleque passei muitas horas lendo e relendo esse livro, conhecendo toda a maluquice da fotografia, desde a história até a descrição de como montar laboratório em casa e as etapas da revelação colorida manual.
Nesse livro, que explica exatamente todos os aspectos da fotografia, aprendi grande parte do que sei hoje. É óbvio que não tem nada de fotografia digital. E não é pra menos, esse livro é da mesma época em que a fotografia analógica era apenas “a fotografia”.

No livro ele conta um pouco da história da fotografia, fala dos tipos diferentes de filmes e câmeras, explica a profundidade de campo de um jeito muito legal, mostra os processos de revelação, enfim, é uma ótima introdução para quem ainda não manja muito dos paranauês da foto. Ah, tem desenho em corte de câmeras SLR (e se não me falha a memória de uma TLR também), e um esquema de laboratório PB bem legal.

Recomendo muito mesmo adquirir esse livro, é uma ótima leitura cheia de informações a respeito do mundo da fotografia ao mesmo tempo que é um ótimo manual de técnicas avançadas.

Perdido no tempo

A única coisa mais triste em relação a esse livro é que não está mais comigo. Emprestei para alguém que não lembro quem e que não lembrou de devolver. Já faz alguns anos e acho que não vou mais achar. Terei que caçar em sebos mesmo.

Links

Quem foi Michael Busselle

Michale Busselle Foi um fotógrafo e escritor inglês bastante ativo na fotografia e na produção de livros, com cerca de 50 livros publicados desde os anos 70, muitos deles compilações de fotografias de viagens e gastronomia. Mas para mim os mais importantes foram os sobre a fotografia em si e claro, esse Tudo sobre fotografia. Faleceu em 2006 com 70 anos.

Só tenho a agradecer a ele muito do que sei e gosto em relação à fotografia. Obrigado.

Leia mais:

Artigo anteriorCâmera deve ter cara de usada, que tem experiência Próximo artigoTutorial de Colorização de imagens em preto e branco

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

2 comentários

  1. Damião Santana diz:

    Adoro este livro. Minha primeira aquisição dentre minha hoje (quase) vasta biblioteca de fotografia. :) Boa Julito.

  2. Comecei com este livro também…

O que você acha?

Nome obrigatório

Website