Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

A família XA da Olympus é composta de 4 modelos criados por Yoshihisa Maitani e a XA é a original: é uma rangefinder (aquela que faz foco usando um telêmetro, basicamente uma imagem que sobrepõe à outra), tem uma lente Zuiko incrível f/2.8 e aquela qualidade de construção mecânica e ótica da Olympus em uma das suas melhores fases.

Tenho testado essa pequena notável para substituir a Lomo LC-A como a compacta de campo! Aquela que não sai da pasta, vive indo para todos os lugares comigo e está sempre carregada com um bom Kodak Proimage! E posso afirmar que é sem dúvida nenhuma uma compacta imbatível para uso no dia a dia.

Design

Compacta! E muito mesmo! Fechada cabe no bolso e devido a sua forma mais arredondada na frente é fácil de colocar e tirar de dentro da bolsa ou do bolso da calça. Ela fecha a lente com uma cobertura que protege quando jogada dentro de uma bolsa cheia de outras coisas, ótima sacada pra não ficar se preocupando com tampas de lente que se perdem ou são esquecidas de tirar na hora de fotografar (a XA só libera clicar com a tampa aberta).

Flash

Outro detalhe que chama a atenção é o se flash, um modelo que só serve nas câmeras da linha XA, fica de lado preso rosqueado na câmera, firme, sem prejudicar a capacidade da câmera de entrar e sair de bolsos. Ela não tem hotshoe nem contato pc pra usar com outros flash, o que é um ponto negativo.

Especificações

A XA é equipada com lente F.Zuiko 35mm 1:2.8, que por si só merece destaque.

  • Peso 225g
  • Lente: D.Zuiko 35mm f/3.5 – f/22 (6 elementos em 5 grupos)
  • Foco: de 0.85m até infinito, Rangefinder
  • Velocidade de Obturador: 10s-1/500 com prioridade de abertura
  • Bateria 2 SR44 / S76 não é recomendável usar alcalina
  • Sensibilidade: ISO 25-800
  • Self-timer
  • Alavanca de compensação de +1.5EV para contra-luz
  • Avanço manual

A lente

A lente da XA é um caso a parte. Construída pensando em qualidade e tamanho reduzido, os engenheiros escolheram fazer uma lente que não se move nem pra frente nem pra trás, tendo os elementos frontais e traseiros fixos! O elemento interno é que se move para focalizar as imagens. Essa solução é chamada de retrofoco reverso! E que nome mais maneiro!

Mais fotos

Links

Leia mais:

Artigo anteriorSubstituindo a bateria da sua Yashica Electro Próximo artigoYashica Electro 35 GSN - Manual de Usuário

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website