Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Essa série de câmeras compactas foi criada por Yoshihisa Maitani para Olympus e o modelo XA2 foi lançado em 1980 como uma versão simplificada da Olympus XA, com foco por zonas e exposição programada, ao invés do sistema Rangefinder de foco e exposição com prioridade de abertura da XA original.

Compacta, com design moderno, ela logo balançou o mercado de câmeras compactas. E ainda hoje é procurada por entusiastas da fotografia analógica, principalmente por render fotos semelhantes as conseguidas com a Lomo LC-A, mas com um custo mais acessível.

Além de ser bem compacta, a XA2 tem um toques bacanas no design e uso, como o botão disparador ser eletrônico e não mecânico. Isso faz do ato de disparar a foto ser tão suave e preciso que minimiza trepidações em fotografia com pouca luz. Além disso ela tem timer de mais ou menos 12 segundos que pode ser usado pra auto-retratos ou aquela foto de grupo, com você incluído.

Outra coisa interessante é que é necessário abrir a tampa frontal pra poder clicar, prevenindo assim cliques acidentais que desperdiçam frames. E para abrir a câmera pra trocar o filme também é necessário fechar a tampa frontal. Então sempre a lente da sua XA2 vai estar protegida de poeira e riscos enquanto não estiver em uso nem vai desperdiçar filme quando for guardada na bolsa.

Especificações

A XA2 é equipada com Lentes Zuiko 35mm 1:3.5, de qualidade ótica fenomenal pra uma compacta.

  • Peso 200g
  • Lente: D.Zuiko 35mm f/3.5 – f/22 (4 elementos em 3 grupos)
  • Foco: de 1.3m até infinito em 3 zonas
  • Velocidade de Obturador: 2s-1/750 prioridade de abertura automática
  • Medidor de exposição: CdS
  • Bateria 2 SR44 / S76 não é recomendável usar alcalina
  • Sensibilidade: ASA 25-800
  • Self-timer
  • Avanço manual

Dicas

Auto-retrato: use e abuse o tal do timer para finalmente aparecer em suas próprias fotos sem parecer que está segurando a câmera. Use um minitripé ou coloque a câmera em cima de uma superfície plana e divirta-se!
Pouca luz: em situações de pouca luz a XA2 vai fazer a longa exposição de acordo, então não mova a câmera enquanto não ouvir o segundo clique (o obturador fechando). Se não usar um tripé, mantenha a câmera firme até ouvir o segundo clique.
Processo cruzado: É a onda da turma da lomografia. Coloque um filme positivo (chromo, slide, etc) e depois revele no químico do filme negativo. Suas imagens vão ser próximas do que andam aprontando com a Lomo LC-A, enfim, uma brincadeira divertida que vale muito a pena.
Foco: saiba as distâncias que as zonas de foco da XA2: Corpinhos laranja = 1.2m, corpinhos brancos = 1.2m até 1.8m, Montanha= 6.3m até infinito.

Mais Fotos

Eu não tenho fotos com ela porque ainda não consertei a minha! Mas estou tentando ainda…

Links

Leia mais:

Artigo anteriorSense of Place, Holgas de Susana Raab Próximo artigoEfeito Matrix misturado com lightpainting

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

6 comentários

  1. André diz:

    Olá,

    Eu tenho uma Olympus XA2 mas está sem a tampa rosqueada das baterias. Alguém tem alguma dica do que eu posso fazer para suprir a falta da tampa e poder usar a máquina?

    André

  2. Olá André,
    Cara, isso é muito mais complexo que perder a tampa da lente da Trip35, rs. De pronto assim não tenho ideia, além de caçar em feirinhas em mercados e lojas de foto antigas uma XA pifada, pra roubar a tampa.

    Uma opção (que não testei ainda, acabei de pensar nisso) seria tentar fazer as pilhas ficarem presas entre si com fita adesiva, um pedaço de folha de aluminio pra fazer o contato com a lateral da rosca e prender tudo isso no buraco das pilhas, garantindo o contato com a lateral do buraco, que é o positivo. Mas só experimentando e correndo o risco de pifar a câmera com algum curto.

  3. André, publique aqui um endereço físico que eu envio uma tampa do comprtimento de pilhas da XA-2 pra vc. De fotógrafo pra fotógrafo. Abs.

  4. Marcel diz:

    Julio,se avançar o filme e a xa estiver sem bateria ela não disparando o filme não avança ,certo?

  5. Mais ou menos isso, Marcel. Sem bateria, a XA fica toda travada.

  6. Marcel diz:

    Valeu Julio,peguei uma recentemente ai coloquei baterias novas e funcionou de boa!

O que você acha?

Nome obrigatório

Website