Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

pentax mx

Um SLR clássica, um verdadeiro tanquinho de guerra que suporta qualquer situação. Foi com essa camera que voltei a fotografia depois de anos sem clicar nada. Com uma lente 50mm 1:1.4 muito clara, é uma delicia de se fotografar, principalmente com a abertura total, com profundidade de campo mínima.

pentax mx - verso

Fora o design que é classudo pacas. Um fotógrafo conta que sua MX passou com ele meses a -30° e depois meses no deserto a 40° e nunca deu um só problema.

pentax mx - topo

Funcionamento da Pentax MX

Boa construção, resistência e confiabilidade. É isso que resume a MX. A minha tem um pequeno problema de cortina em 1/1000 e o hot shoe não funciona, ai ligo o flash via cabo. Mas quem se importa, o resto todo funciona. E como funciona.

pentax mx - frente

Especificações:

  • Filme: 135
  • Tipo: Single Lens Reflex – baioneta k
  • Avanço: Manual
  • Obturador: Plano Focal com cortina de tecido
  • Velocidade: B, 1s a 1/1000s
  • fotometria: central
  • foco: manual

Links

Se encontrar uma a venda, não hesite nem pense duas vezes. Uma câmera que vai ficar sempre a sua disposição, nunca te deixará na mão. Nunca me deixou.

Leia mais:

Artigo anteriorSite LomoBR, lomografia roots Próximo artigoO que achou?

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

9 comentários

  1. vera diz:

    ola

    ganhei de um tio a pentax mx e não consigo abrir pra colocar o filme como faço rs.rs.

  2. julio diz:

    Oi vera!
    Vamos lá, sabe a alavanca de rebobinar o filme que fica do lado esquerdo da câmera? Levante-a e puxe pra cima que ela destrava a tampa. Tem que pegar ela inteira, e cuidado pra não arrancar, rs. Depois da primeira você vai ver que é simples.
    Obrigado pela visita e boas fotos!

  3. Lucas diz:

    Tennho uma Pentax MX também, e é exatamente esse modelo ai que você postou nas fotos, e tenho uma objetica SMC PENTAX-M de 80mm~200mm.
    Tiro altas fotos com essa câmera, prefiro muito mais ela do que uma digital.

    Abraço, Lucas

  4. hratch diz:

    Saudações, Julio!
    Sempre gostei dessa máquina e adoraria comprar uma hoje, mas com essa ditadura de mercado, que está arrancando o doce de nossa mão, não sei se valeria a pena. Qualquer resposta sua influenciará minha decisão. Abraço!

  5. Compre! Sempre dá pra comprar filme e revelar. Só depende de onde você mora. Eu moro no interior de sampa, Taubaté. Aqui tem poucos lugares mas todos revelam e vendem filmes 135, fazem scan e gravam em cd, então ainda é possível. Fora que dá pra revelar PB em casa. Só comprar um scanner de filme e pronto, não precisa de laboratório mais! Vale a pena ainda…

  6. hratch diz:

    Muito obrigado por mais essa dentre tantas outras informações valiosas que leio aqui. Aqui no Rio ainda tem pra vender e revelar, principalemte no Centro, como também, se acha belas jóias da engenharia de precisão. Agota é só ter paciência e garimpar, com uma cuidadosa avaliação. Abraços, e continue prestando esse bonito serviço de manter viva a verdadeira fotografia.

  7. Que linda a sua Pentax, risos.
    Eu ainda estou me entendendo com a minha K1000zinha! :D

    Obrigada pela visita lá…

  8. Renata diz:

    ganhei uma spomatic F( ASAHI-PENTA), consigo colocar o filme, bater as fotos, porém na hora de destravar para rebobinar, não dá.Ela n destrava.Sabe q algum esquema para rebobinar sem destravar.

  9. Renata, normalmente não jeito. Se o botão não libera tem algo quebrado lá dentro e forçar vai ser pior. Recomendo tirar o filme num lugar escuro, e rebobinar na mão. E levar sua Pentax para um técnico ver.

    Pra tirar o filme eu faço o seguinte: a noite, com o quarto todo escuro, janelas e cortinas fechadas, coloco um cobertor escuro sobre a cama e embaixo dele, o mais protegido de qualquer tipo de luz possível retiro o filme com cuidado e rebobino na mão.

    Na Pentax o que trava é aquela roda dentada que encaixa nos furinhos do filme. A bobininha que o filme enrola é meio solta mesmo, então com a tampa aberta dá pra tirar o filme manualmente, com a tampa fechada a roda dentada prende o filme com firmeza.

    O chato é que pode pegar poeira e fiapos do cobertor no filme, e isso pode aparecer depois de revelado, mas é uma solução de gambiarrinha até conseguir consertar a câmera.

    Fora isso não sei de nenhuma outra técnica!

    Boa sorte!

O que você acha?

Nome obrigatório

Website