Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Trip Trip, a stereo experiment

Estéreo Fotografia, ou fotografia 3D é simplesmente simular uma visualização tridimensional utilizando duas imagens feitas usando câmeras ou acessórios especiais. Este será um passo-a-passo publicado passo-a-passo, com uma atualização por semana, e no final terá um PDF para baixar. E se seguir direitinho e eu não parar no meio, teremos vários malucos fotografando em tresdê por aí. Que tal?

Para começar

Para a gente que gosta de fotografia e tem habilidades manuais é relativamente simples a criação de um mecanismo que permita a criação de imagens tridimensionais a um custo baixo. Basta duas câmeras iguais, um pouco de boa vontade e tempo disponível.

Trip Trip, a stereo experiment

Com algumas coisas simples de se conseguir e criatividade você pode começar a criar sua própria máquina 3D. Veja a lista de coisas necessárias:

  • Duas câmeras analógicas (Trip 35 neste caso), com rosca pra tripé e botão disparador com rosca para cabo disparador;
  • Dois cabos disparadores;
  • Uma barra de alumínio;
  • Dois parafusos (manipulo) de 1/4 de polegada (compatível com a rosca de tripé das câmeras).

Primeira parte do projetinho

Como funciona?

As duas câmeras são posicionadas lado a lado de forma análoga aos nossos olhos. Cada uma capta a mesma cena, mas com uma pequena diferença de ponto de vista proporcionada pela distância das lentes.
Ao forçar cada olho a ver sua imagem correspondente nosso cérebro as sobrepõe, causando a impressão de tridimensionalidade, dando uma sensação de profundidade semelhante ao que temos ao ver a cena real. Mas é uma simulação.

A distância entre os eixos das lentes é o que simula a distância entre nossos olhos. Por isso as câmeras devem ser iguais, com o mesmo tipo de filme e disparadas ao mesmo tempo. E claro, devem estar o mais alinhadas possível.

Segunda parte do projetinho

Prévia do TripTrip

Santa | Santa Terezinha | Terezinha

Céu | Céu

Leia mais:

Artigo anteriorMonte a sua Gakken Flex Próximo artigoSite LomoBR, lomografia roots

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

3 comentários

  1. gabriel diz:

    curti esse lance. fiquei curioso pra ver no que vai dar.

    =D

    semana que vem volto aqui… hehehe

  2. Único lugar que achei sobre esse tipo de fotografia, uma pena só ter a primeira parte da explicação. E pude perceber que as fotos são de Taubate, minha cidade e fiquei curiosa pra saber se é daqui também !

  3. Oi Mariana, sim sou de Taubaté. A correria é tanta que esse projeto ficou pra trás, mas tem mais gente perguntando, quem sabe não consigo retomar!
    Abraço e obrigado pela visita!

O que você acha?

Nome obrigatório

Website