Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Frente - Vivitar 357pz Zoom

A Vivitar 357pz é uma câmera compacta automática, com zoom de 35mm até 70mm e é só isso que consegui descobrir sobre ela. Nem mesmo muitas pessoas fotografando com ela, exceto por uma pessoa no flickr.

Antes do fim da era analógica, produzir câmeras compactas com zoom foi uma das modas fazer para atrair compradores, principalmente os amadores, exatamente como é hoje em dia com os crescentes megapixels. E na verdade quem não queria o poder do zoom que só as câmeras profissionais poderiam oferecer? Essas compactas substituíram as velhas olympus pen e Yeshicas ME-1 com suas formas arredondadas, LCDs com informações e motores de avanço e rebobinamento automáticos. Mas nem sempre ofereciam a mesma qualidade ótica que suas antecessoras.

Detalhe do Topo - Vivitar 357pz Zoom

Essa Vivitar não foge à regra: corpulenta, toda automática, com flash embutido e nada de hotshoe para flash externo, zoom de grande angular para uma pequena tele, aquele duvidoso efeito de gravar a data direto no negativo, enfim, tudo que se precisa para fotografar na praia, numa festinha de aniversário e outros momentos mais desencanados.

A Vivitar 357pz eu acabei ganhando graças à campanha #QueroSuaCâmeraVelha e o amigo Nogali e seus pais. Veio no pacote junto com a Nikon FM10.

Suas especificações mostram que era para uso familiar, daquelas para fotografar festas e viagens, principalmente para quem não se preocupava muito com ficar configurando as coisas. Point-n-shot, essencialmente. Com tudo automático, deixava pouco espaço para experimentação, coisa que era deixada pra outras câmeras manuais ou SLR.

vivitar 357pz 00

O mais esquisito é que não praticamente tem nada dela online, nem informações, nem reviews e muito menos fotografias. Até parece que ela não caiu no gosto dos saudosistas das câmeras analógicas. Não tem nada falando dela por aí mesmo, ninguém se prestou a contar sobre essa Vivitar na internet, não parece ter chamado a atenção. Bem, até agora, já que estou escrevendo sobre ela.

Interior - Vivitar 357pz Zoom

Usa baterias CR123 de 3 volts para o funcionamento geral: motor, zoom, flash, fotômetro, etc. Não funciona nada sem bateria, claro, de tão automática que é.

Especificações da Vivitar 357pz

  • Lente: 35-70mm Zoom
  • Foco Automático
  • Avanço e Rebobinamento automático (com opção de rebobinar o filme meio batido)
  • Flash (com redutor de olhos vermelhos)
  • Timer para autorretrato
  • LCD com informações
  • Tampa com Data (aquela função ~bacana~ de queimar a data sobre a foto)


flickr.com/photos/mightiess/

Mais fotos da Vivitar 357pz

links

Alguém mais usou uma dessas Vivitar 357pz por aí? Quem sabe agora começa a surgir na rede mais informações sobre ela. Quem tiver fotos, infos, o manual, o que for, compartilhe!

Leia mais:

Artigo anteriorNo #instagram, que carnaval que nada! Rolezinho analógico! Próximo artigoFuji Sensia 200

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

2 comentários

  1. Como funciona o viewfinder dessa câmera?
    O zoom é “reproduzido” de alguma forma ou funciona no achometro?

  2. Jenifer, eu realmente não pude testar isso na Vivitar! A minha única pilha CR123A que ela precisa para ligar simplesmente desapareceu da minha ~oficina~! E essa pilha é bem chata de achar em Taubaté.

    Mas dei uma boa olhada no visor e dá a impressão de ser móvel e acompanhar a lente, pelo número de elementos dentro. Mas sem ligar e testar fico totalmente no achômetro também! Ainda não consegui fazê-la funcionar ligando alguns fios e pilhas comuns aos contatos da câmera. Quem sabe…

O que você acha?

Nome obrigatório

Website