É simples de tudo, apesar de extremamente violento e agressivo, e vai funcionar em quase qualquer câmera. Basta um filtro vermelho, cartolina preta, dupla-face e coragem.
Tenho que admitir que fui exagerado, mas na época eu estava atrás da Holga e o formato 6×6 estava na moda. Estava louco pra fazer foto quadrada, não é como hoje que temos os instagrans da vida, era outra época. Nem lomography no Brasil tinha, pra pegar uma Holga ou encarava os chineses no ebay ou então pagava o imposto insano pra importar oficialmente.
Lembrando que no formato 6×6 temos 12 fotos ao invés de 8 no formato 6×9. Pão-durismo, mais um motivo para fazer bagunças assim! Filme 120 era caro na época, e ainda é hoje.
É óbvio que logo consegui uma Holga e me arrependi de ter enfiado uma furadeira na minha querida box, mas enfim, ciência é ciência!
Não recomendo, mas se quiser saber como foi, a título de pesquisa científica, vamos lá!
Materiais
- Uma câmera 6×9, das mais simples, com o furo com o filtro vermelho na tampa;
- Um filtro extra, vermelho, desses da Rosco
- Uma furadeira;
- Cartolina preta;
- Fita dupla-face;
Saiba que o formato da imagem em uma câmera 120 mais simples é definida pelo tamanho do quadro e a posição do buraco na tampa, que te mostra a numeração do filme: com o filme correndo para a esquerda, acima fica o 6×9, no centro o 6×6 e abaixo fica o 6×4,5. Na holga tem o meio, 6×6 e embaixo 0 6×4,5.
Então nossa missão aqui é fazer um buraco no meio da tampa traseira e criar uma máscara quadrada para o interior da câmera. Fure a tampa com uma furadeira e broca para metal, depois cole um ou dois pedaços de filtro vermelho por dentro, para evitar excesso de luz e deixar no padrão (o outro furo deve ter um filtro vermelho)
Com isso já é possível limitar a luz que bate no filme para o formato quadrado que queremos, juntamente com o furo traseiro para visualizar a numeração referente ao formato quadrado.
Claro, depois com cartolina ou colorset preto faça a máscara quadrada e prenda dentro da câmera tentando centralizá-la em relação a lente e ao buraco que você fez na tampa.
Eu furei errado, muito perto da borda e por isso sempre perco o primeiro frame, sério, não faça isso, centralize!!!
Importante: De novo, só faça uma coisa dessas sabendo que vai estragar sua câmera. Se for relíquia, valiosa, xodó da família, nem brinque!
Mas que é interessante mudar o formato da foto que sua câmera pode fazer, isso é!
Veja mais fotos da Box
- Veja mais fotos e a história por trás da minha Arrow Jr., uma antiga câmera box que usa filme 120
Leia mais:
- Arrow Jr., uma antiga câmera box que usa filme 120
- Belair X 6-12, a nova médio formato da LSI
- Sprocket Holes: filme 135 usando rolo de filme 120
- Filmomat, uma máquina reveladora de filmes em casa
- Filme 135 em câmeras 120 usando um adaptador handmade
- Kodak Plus X 125: vencido, mas não perdido
- “Como usar o antigo Lomography Fisheye Adapter na Holga 120”, artigo publicado na Lomography Magazine