Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Instantflex TL70 da MiNT 02 – DXFoto

Que tal uma câmera analógica com cara de rolleiflex (ou twin lens reflex), que pode ser carregada com filme instantâneo mas com mecânica e eletrônica totalmente modernas?Interessante? Então, essa pequena nova câmera é a InstantFlex, criada em 2015.

Desenvolvida na China pela MiNT, uma empresa de manutenção de câmeras analógicas, a Instaflex é mais uma pra entrar na lista de câmeras analógicas que ainda estão sendo fabricadas e que ajuda a deixar longe o fantasma da morte do filme e da fotografia analógica como um todo. E em tempos cada vez mais digitais, um lançamento como esse oferece novos ares pra os aficcionados pelo mundo.

Instantflex TL70 da MiNT 03 – DXFoto

Montada manualmente em 96 horas

Tecnologia e qualidade

É uma câmera com exposição automática, com ajuste de EV, foco manual, lente com 3 elementos e coating na lente exterior e usa os filmes instax mini. A combinação de lente e filme não vai oferecer aquela qualidade de médio formato que tínhamos com a Rolleiflex, mas parece ser melhor que as próprias instax da Fuji.

O que chamou a atenção foi o cuidado com o desenvolvimento do obturador, de 5 lâminas contra 2 comumente usada em instantâneas. Além de oferecer um controle mais preciso de abertura, indo de f/5.6 a f/22, ela oferece a possibilidade de bokeh modificado, em formato de estrela. Ainda do obturador, junto com a exposição automática ela oferece modo B para longa exposição enquanto pressionado o botão disparador e também pode fazer dupla exposição (seguindo a risca a cartilha da Sociedade Lomográfica para uma boa câmera bem cotada na escala hipster).

Ainda contando pontos na escala hispter o design baseado nas clássicas TLRs com a já mencionada Rolleiflex a deixa numa posição mais vantajosa que a Instax Mini 90 da Fuji, que não passa de uma instax maquiada para parecer câmera de filme dos anos 70. Essa é de verdade uma câmera de filme, com cara de câmera de filme.

Instantflex TL70 da MiNT 04 – DXFoto

Desenvolvida do zero, com know-how de quem já recuperou mais de 10mil câmeras, entre elas as Polaroid SX-70

Instantflex TL70 da MiNT – DXFoto

Fora que é estilosa, juntando a elegância das Twin Lens Reflex com o apelo da fotografia instantânea

Funciona exatamente como as TLR, com pequenas diferenças. A tampa ao ser aberta e permitir enxergar o assunto a ser fotografado, também liga o circuito eletrônico que comanda a fotometria e a exposição do filme instax mini instalado na traseira da câmera.

Um detalhe divertido, ao terminar de expor o filme e apertar o botão de revelação (sim, é separado do botão disparador do obturador) a foto sai por cima, dentro do visor da câmera.

De resto é como toda câmera instantânea automática, o máximo de controle de exposição é um botão para ajuste de EV 1 ponto para acima ou 1 ponto para baixo da fotometrada pela câmera e, é claro, a longa exposição.

Instantflex TL70 da MiNT 05 – DXFoto

Quem não queria desenhar e fabricar sua própria câmera? o/

Vídeo da apresentação da InstantFlex

Uma apresentação bem hipster, né?

Mas brincadeiras a parte, é uma ótima iniciativa. Pense bem: quanto mais fabricantes de novas câmeras, melhor para o mercado analógico como um todo. Fora que o cara tem o bônus da iniciativa, quem é que tá por aí pensando em desenvolver uma nova Twin Lens Reflex que usa filme instantâneo? Então.

Mais fotos da e com a InstantFlex

Instantflex TL70 da MiNT 01 – DXFoto

Links

Indicação marota do Flávio Uemori Yamamoto no Grupo Queimando Filme

Leia mais:

Artigo anteriorA (triste) evolução da fotografia Próximo artigoEfeito de bokeh distorcido da Petzval em uma 50mm

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website