Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Pop 9, um mosaico de imagens em uma só foto

A Pop 9 é uma câmera de foco, abertura e velocidade fixos e avanço manual, com flash. Mas o que a torna uma maluquice em termos de imagem são as suas 9 lentes. Foi uma das criações malucas da Sociedade Lomográfica Internacional nessa linha de multi-lentes. Mas diferente da Actionsampler/Cybersampler e da Supersampler, suas lentes registram o mesmo instante na fotografia, fazendo um mosaico de 9 imagens repetidas dentro do frame.

Pop 9, um mosaico de imagens em uma só foto (2)

Em termos de visual, ela é bem chamativa com seu acabamento dourado. Mas agora tem uma versão mais discreta, toda preta. Mesmo assim é divertida de usar, pois sempre vão ficar interessados no fato da câmera ter 9 lentes na frente. Isso é, no mínimo, curioso pra quem é fotografado.

Pop 9 Preta

Pop art

Essa repetição da imagem na Pop9 permite criar instantâneamente sua própria pop art (ou algo do tipo, rs). De qualquer forma é uma maneira divertida de registrar momentos como festinhas e bagunças. Definitivamente é uma câmera para retratos divertidos, diferentes. Não imagino sendo usada para coisas mais sérias ou projetos fotográficos mais elaborados, mas para momentos de bagunça e diversão ela é uma boa ideia. Basta usar sem preconceito.

Dicas para a Pop 9

Pop 9, um mosaico de imagens em uma só foto (3)

Pense em padrões: como são 9 lentes, pense em padrões geométricos e como esses padrões aparecem se repetindo na sua fotografia.
Brinque com filtros coloridos: use filtros coloridos ou celofane na frente das lentes. Uma cor pra cada lente, ou coloque no flash. Pinte as imagens com a Pop 9 antes de revelar o filme.

Especificações

  • Para filme 135
  • 9 lentes de 24mm, abertura f/11
  • flash
  • foco fixo: de 0,8m – infinito
  • obturador: 1/1000 segundos

Mais Fotos

Links

Leia mais:

Artigo anteriorLomotrade, escambo analógico Próximo artigoFotografe com seu scanner de mesa

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website