Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

A Supersampler, a rainha das câmeras multilentes

A rainha das câmeras multilentes, ou a melhor de todas, ou a câmera com quatro lentes mais legal e com design mais interessante já inventada.

Criação original

Essa câmera com design original criada pela Sociedade Lomográfica Internacional, é uma das mais criativas toycameras que temos disponíveis no mercado.

Funcionamento

Ela possui 4 lentes dispostas em linha que, ao fotografar, expõem o filme em uma sequência que pode ser regulada em 2 segundos ou 0,2 segundos. Isso lhe dá uma fotografia cortada em fatias, ou uma sequência de imagens paranorâmicas, depende do modo que você olha.

A Supersampler, a rainha das câmeras multilentes 13

Ela tem duas lentes plásticas para cada “seção” da foto, uma interna e outra externa. Isso dá mais qualidade ótica para o sistema, sendo que normalmente as câmeras plásticas só tem uma lente externa.

Exemplo de supersampler

O mecanismo de avanço do filme também é original, com um anel de borracha que você puxa e, ao esticar um cordão, você está literalmente dando “corda” na câmera. É claro, como é de plástico o mecanismo é super sensível, então vale todo cuidado ao dar o puxão no cordão.

Dicas

Filmes: O melhor filme pra ela é iso200, para dias claros de sol. Ela só gosta de muita luz, então fotografar dentro de casa não tem muito jeito, mesmo com filmes de alta sensibilidade. O ideal é dias claros de muito sol e bastante atividade externa. Experimente diversos filmes, negativos e positivos revelados em C41 e escolha o que mais lhe agrada.

Técnicas: Como a supersampler faz fotos em sequência, ficar com ela parada sem movimento algum ou fotografar assuntos estáticos não tem a menor graça. O ideal é criar ou perseguir movimento. Quando seu assunto não estiver em movimento, tente mover a câmera. Aprenda o tempo que a câmera leva pra fazer uma varredura completa, e movimente a camera de acordo aproximando ou se afastando do assunto a ser fotografado, giros, panorâmicas, quanto mais movimento tiver, mais as chances de ter imagens divertidas com ela. É tudo questão de prática.

Mais fotos

Links

  • Veja mais imagens públicas no flickr.
  • Conheça mais da câmera no site oficial (em inglês).

Leia mais:

Artigo anteriorThe Impossible Project - O renascimento da "Polaroid"Próximo artigoActionSampler Flash

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 1.579 outros assinantes

1 comentário

  1. Marina diz:

    Olá!
    Acabei de descobrir seu site e adorei!
    A Supersampler é uma das lomos que mais gosto, e a “evolução” dela, a Lomokino é então sensacional! é a fotografia anlógica em movimeto :)
    Nesse álbum tem uns registros meus com Supersampler, que foi minha 1a lomo:
    http://www.flickr.com/photos/marina_faria/sets/72157624122957167/

O que você acha?

Nome obrigatório

Website