Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Quer testar alguma técnica nova, experimentar uma lente modificada ou simplesmente fotografar através da lente da sua Holga? Com esse tutorial você será capaz de ver o que sua holga vê, em tempo real.

É uma gambiarra chamada elegantemente de TTV – Trought the Viewfinder (através do visor) que iremos adaptar. Você pode fotografar ou filmar com uma digital através da lente da sua câmera predileta e dar um ar vintage/analógico para fotografias e vídeos sem usar efeitos digitais ou computador. É unir o útil ao agradável, pois além de permitir fotografias e vídeos legais você também consegue testar novas técnicas, ver como sua lente se comporta na câmera ou experimentar filtros e macrofotografia. Tem inúmeras aplicações e agora chegou a vez da Holga participar disso.

Como fazer?

Primeiro junte os itens necessários:

  • Câmera Holga (ou outra câmera que queira)
  • Papel vegetal
  • Fita durex
  • Fita isolante
  • Tesoura
  • Cartolina preta
  • Tripés
  • Câmera ou filmadora digital

A Câmera


Corte um pedaço do papel vegetal e cole na máscara 6×6 da holga, coloque a máscara dentro da câmera, mude a holga para Modo B e prenda o botão de disparo pra ela ficar com a lente aberta.

O adaptador


Faça um túnel quadrado com a cartolina preta (tem que ser preto pelo menos do lado de dentro) de uns 30 cm para ligar a Holga a sua Câmera / filmadora, fixe na holga com fita isolante para evitar entrada de luz do lado da Holga.

O processo

coloque sua câmera digital dentro do túnel, zoom até deixar o quadrado com o papel vegetal preenchendo a imagem, regule ela pra modo manual e teste aberturas e velocidades diferentes até ter uma boa imagem da projeção da holga no papel vegetal. Vai precisar de dois tripés, um para a Holga e um para a câmera/filmadora digital.

Quanto melhor a qualidade da luz e do papel vegetal, melhor a qualidade da sua imagem final.

Serve também para você experimentar filtros e lentes na sua Holga e aprender como eles funcionam e alteram a imagem que ela vê, antes de colocar um filme caro ou raro e desperdiçar recursos que hoje estão se tornando raros, não é?

Experimente com outras câmeras, faça vídeos, essa técnica é apenas um início, um rascunho, cabe a você pirar e descobrir o que mais pode fazer com isso.

Mais fotos

Links:

http://www.russmorris.com/ttv/

Leia mais:

Artigo anteriorCorrija a folga da tampa da sua Holga Próximo artigoAgora tenho blog (ou já tinha e não sabia)

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

3 comentários

  1. Muito bom, DX!

  2. Rodrigo diz:

    mas isso não faz ela funcionar como uma camera reflex, não é? isso é, não posso tirar fotos assim, ja que isso queimaria o filme, certo? abs

  3. Exato, Rodrigo, queimaria o filme. Aliás, nem dá pra colocar filme, pois o papel que enxergamos a imagem fica no lugar dele com a câmera aberta!

O que você acha?

Nome obrigatório

Website