Esta Diana de Papel impressiona pelo talento de Ray Panaduro, sua semelhança com a câmera original e mostra que está nascendo uma nova série de pinholes! Ray é fotógrafo e um dos meus, dos que curtem um bom e velho faça-você-mesmo.
O seu blog, Pixel Análogo, tem muito disso e outros temas da fotografia analógica em espanhol.
Esse detalhe da tampa traseira abrir que nem caixinha de papelão é bem legal, acho que é o detalhe mais interessante dessa família de câmeras que ele está fazendo.
Como a Pinolga, é toda em papel com pequenos retoques de tinta preta no interior. Ele usa um pedaço de lata de refrigerante com um furo de alfinete feito a mão, que fica com uma torno de f/150. E de resto é como a Pinolga, filme 120 e faz 12 exposições de 6X6.
Ray já vem experimentando com pinholes de papel que imitam câmeras reais há algum tempo, já falei aqui da Pinolga dele, e com essa Pinhole F ele mostra que isso já é uma série de pinholes de papel que vão imitar câmeras verdadeiras que todos nós conhecemos.
Fazendo uma Diana de Papel
O processo dele envolve estudar o visual da câmera a ser clonada, depois um cuidadoso vai e vem de testes de formato até terminar com uma bela câmera montada, com as medidas e visuais bem similares ao original, uma grande homenagem às câmeras que e ele e todos nós gostamos.
Não antes de muitas tentativas e erros para afinar o layout da câmera para ser cortado. Depois muita cola, carinho e paciência para montar esse monte de papel e transformar em uma bela câmera pinhole.
Fotografando com ela
Um exemplo da qualidade de imagem da pinhole, na imagem de making of ele lembra que o uso de tripé é essencial para boas fotos, sem dúvida nenhuma que deixar uma câmera leve como essa completamente solta ao vento vai borrar tudo. Óbvio, mas nem sempre lembram disso…
Um autorretrato da câmera por ela mesma, para quem gosta de foto de câmeras é algo sempre importante.
Olha, arrisco apostar que as fotos feitas com a Pinhole F saem melhores e mais definidas que muitas fotos feitas com a Diana+, de verdade.
Links
Leia mais:
- Lomo LC-A 120, a família cresceu com a médio formato
- Tinha a Holga de plástico, agora tem a de papel
- Konstruktor Collector’s Edition Transparente!
- Lomography Konstruktor, uma SLR em um kit DIY para montar em casa
- Belair X 6-12, a nova médio formato da LSI
- Sprocket Rocket, fotografe sobre os furinhos do filme
- Lomography Fisheye No. 2, upgrade da primeira câmera 135 com lente fixa olho de peixe
1 comentário
Dona diz:
que linda!
me apaixonei mais por essa, do que pela diana na lomo, hehehe!
abç julio!