Quer testar alguma técnica nova, experimentar uma lente modificada ou simplesmente fotografar através da lente da sua Holga? Com esse tutorial você será capaz de ver o que sua holga vê, em tempo real.
É uma gambiarra chamada elegantemente de TTV – Trought the Viewfinder (através do visor) que iremos adaptar. Você pode fotografar ou filmar com uma digital através da lente da sua câmera predileta e dar um ar vintage/analógico para fotografias e vídeos sem usar efeitos digitais ou computador. É unir o útil ao agradável, pois além de permitir fotografias e vídeos legais você também consegue testar novas técnicas, ver como sua lente se comporta na câmera ou experimentar filtros e macrofotografia. Tem inúmeras aplicações e agora chegou a vez da Holga participar disso.
Como fazer para o que sua Holga vê, em tempo real?
Primeiro junte os itens necessários para este projeto, incluindo ferramentas e a sua Holga (funciona com qualquer câmera de médio formato com modo Buld – que deixa a lente aberta):
- Câmera Holga (ou outra câmera que desejar)
- Papel vegetal
- Fita durex
- Fita isolante
- Tesoura
- Cartolina preta
- Tripés
- Câmera fotográfica ou filmadora digital
1) Alterando a sua câmera Holga
Corte um pedaço do papel vegetal e cole na máscara 6×6 da holga, ele vai servir de “tela” para receber a imagem vinda lente e torná-la visível para você.
Coloque a máscara dentro da câmera, mude a Holga para Modo B e prenda o botão de disparo pra ela ficar com a lente aberta, deixando a luz passar para formar a imagem no papel.
2) Construindo o adaptador/câmara escura
Faça um túnel quadrado com a cartolina preta (tem que ser preto pelo menos do lado de dentro) de pelo menos uns 30cm para ligar sua Holga à sua Câmera fotógrafica ou filmadora.
Fixe o túnel na Holga com fita isolante para evitar entrada de luz do lado da câmera e atrapalhar a formação da imagem no papel vegetal.
3) O processo de utlização do seu adaptador
Coloque sua câmera digital dentro do túnel, zoom até deixar o quadrado com o papel vegetal preenchendo a imagem, regule ela pra modo manual e teste aberturas e velocidades diferentes até ter uma boa imagem da projeção da holga no papel vegetal. Vai precisar de dois tripés, um para a Holga e um para a câmera/filmadora digital.
Quanto melhor a qualidade da luz e do papel vegetal, melhor a qualidade da sua imagem final!
Serve também para você experimentar filtros e lentes na sua Holga e aprender como eles funcionam e alteram a imagem que ela vê, antes de colocar um filme 120 super caro ou raro e desperdiçar recursos que hoje estão se tornando cada vez o preço de um rim, não é?
Experimente com outras câmeras, faça vídeos, essa técnica é apenas um início, um rascunho, cabe a você pirar e descobrir o que mais pode fazer com isso.
Mais fotos
Leia mais:
- Holga: usar ou não usar a máscara interna?
- “Como usar o antigo Lomography Fisheye Adapter na Holga 120”, artigo publicado na Lomography Magazine
- Fotos com filme X digitais no game #PictureBelfast
- 7 gambiarras para fotografia com objetos do dia a dia
- Puxar a ponta do filme para fora do rolo 135
- Light Blaster é um projetor de slides hardcore
- Foco mais próximo com a Holga 120
3 comentários
damiao santana diz:
Muito bom, DX!
Rodrigo diz:
mas isso não faz ela funcionar como uma camera reflex, não é? isso é, não posso tirar fotos assim, ja que isso queimaria o filme, certo? abs
julio[dx] diz:
Exato, Rodrigo, queimaria o filme. Aliás, nem dá pra colocar filme, pois o papel que enxergamos a imagem fica no lugar dele com a câmera aberta!