Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

A versão com flash da Actionsampler, a Actionsampler Flash é a primeira câmera multilentes da Sociedade Lomográfica Internacional a ter capacidade de fotografar no escuro ou com pouca iluminação.

Essas cameretas são ótimas pra fotos de ação com muita luz, ou em dias ensolarados, mas com a opção de flash ela se torna uma câmera “pau pra toda obra”. Festas, aventuras noturnas ou o que mais lhe vier na telha, ela não te deixa na mão quando não tem luz no ambiente.

Funcionamento

Ela possui 4 lentes dispostas em quadrantes, dividindo a fotografia em 4 retângulos menores. As lentes abrem em sequência circular, criando uma animação da ação que você fotografa. Tudo acontece em 1 segundo e cada lente expoe o filme em 1/4 de segundo. Controle o tempo da sua fotografia e grave em filme 1 segundo da sua vida.

Dicas

Filmes: sempre use filmes 135 (35mm) de alta sensibilidade quando for fotografar em flash de dia. Se quiser fotografar a noite com flash é recomendável usar filme iso100.

Mais fotos

Links

Veja fotos públicas no flickr.

Saiba mais no site oficial.

Leia mais:

Artigo anteriorA Supersampler, a rainha das câmeras multilentes Próximo artigoSépia digital

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

8 comentários

  1. Flávia diz:

    Júlio,

    Adoro seu blog e já até comprei uma Diana+ com você, mas fiquei na dúvida qto ao ISO 100 para tirar foto à noite. É isso mesmo? Se a camera tem flash um ISO 100 é suficiente?

    valeu!
    Flávia

  2. julio diz:

    Sim. Mas vai depender totalmente da potência do flash. A actionsampler flash, por exemplo, só serve pra retratos de perto, ela não consegue iluminar muito um ambiente com os pequenos flashes dela. Câmeras dessas de plástico podem se beneficiar sempre de um filme mais sensível pois elas são feitas pra fotografar sob sol forte apenas, sabe. Agora se for usar um flash externo (se a camera tiver sapata para flash) ai tem que ver a capacidade dele de iluminar.

    Mas flash a noite com filme de iso 100 e câmeras de plástico, só pra retrato de perto, rs!

  3. Julio,

    Acredite, a minha Action Flash bichou também, mas eu não tive coragem de mais uma vez contatar a Lomo de Viena…

    O obturador nao aciona, muito menos os flashes…vc tem alguma sugestão? Dá pra transformar em alguma outra gambiarra?

    :-)

  4. julio diz:

    Olha, nunca fucei na ACFlash, até pq ela é mais complexazinha, rs. Puts, que sacanagem. Conversa com eles em Vienna, nesses casos eles são super solícitos.
    O que pode ter acontecido é quebrar ou soltar alguma coisa do mecanismo que arma o obturador. Ela travou, tipo não avança com filme, ou ela avança infinitamente e não para nunca de girar?

    Tenta conversar com vienna, é melhor primeira opção. Depois a gente descobre uma forma de gambi com ela! rsrsrsrs, mas tem aquela gambi que fiz com a actionsampler normal ( http://www.dxfoto.com.br/as-n ), que é tirar todo o obturador e usar ela como se fosse uma pinhole, mas isso necessariamente precisa estar funcioando o mecanismo de avanço, para poder parar o filme no lugar certo pra fazer a próxima exposição.

    Me avisa do que rolar com a LSI de vienna…

    Abraço!

  5. Mare diz:

    Meu primeiro amor lomográfico é a AS flash, cada filme é uma expectativa doida. O ultimo foi no noite do terror do playcenter, fui só pra fotografar os monstros.

  6. Regina diz:

    Para que serve aquele compartimento na frente da Actionsampler Flash? Cpei no sábado porém no manual não vem dizendo nada sobre ele. Grata

  7. julio[dx] diz:

    Compartimento na frente? Se for aquela coisinha no local onde se segura na câmera é apenas decorativo, não é uma tampa (apesar de se parecer com uma) Aquilo deveria ser de borracha pra dar mais segurança na pegada, mas coisa de designer, né?

  8. Marco diz:

    A minha tb deu prego. Ou melhor as minhas…Pq comprei a primeira deu prego. A LOMO trocou depois de muito sacrifício, chegou a segunda deu prego mais uma vez, novamente a LOMO trocou depois de muito sacrifício. Agora recebi a terceira que saiu da caixa e nunca funcionou.

O que você acha?

Nome obrigatório

Website